Defesa Civil de Santa Catarina auxilia Bahia com orientações sobre ações de emergência

2015 05 12 - Audincia desastre

Foto: Humberto Filho – MPBA

O Secretário Adjunto de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli participou nessa terça-feira, 12, de uma visita técnica e reuniões entre Ministério Público Estadual da Bahia, Defesas Civis municipal de Salvador e do Estado Bahiano. Moratelli recebeu o convite do MPBA, através da Promotora de Justiça, Hortênsia Pinho, da Habitação e Urbanismo. Participaram dessa visita, técnicos do Ministério da Integração Nacional e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Na ocasião, eles repassaram os conhecimentos adquiridos no Estado Catarinense para o Estado Bahiano, devido ao volume de ocorrências climáticas adversas que são registradas no Sul. Moratelli destacou que o motivo do convite é pela Defesa Civil de Santa Catarina ser considerada a mais atuante nas respostas a desastres naturais e também no volume de ações preventivas. “Estamos destacados no cenário nacional, como São Paulo e Paraná. Mas o volume de ocorrências que nos atinge e as diversidades dos mesmos nos destacam ainda mais no País.” Pontuou.

A iniciativa de Santa Catarina estar presente na Bahia foi por meio do Ministério Público Estadual bahiano, que reconhece as ações de Santa Catarina diante de desastres naturais. Conforme Moratelli, entre as discussões gerenciadas estão os métodos de emissão de alertas durante previsão de crise. “O modelo de monitoramento e alerta em desenvolvimento em Santa Catarina, que mesmo nessa  fase de implantação já é referência e nos coloca em destaque nacional,”disse.

Também foram apresentados os métodos dos Planos de Trabalhos de Reabilitação e Reconstrução após a passagem de uma catástrofe. “Discutimos os planos de trabalhos. No entanto o foco foi maior na questão dos alertas,” destacou.

Segundo a promotora, a recomendação com as novas orientações deverá ser enviada ao Governo Municipal ainda esta semana. Ela vai se basear nas experiências e ações realizadas pelas autoridades municipais e estaduais em Petrópolis, no Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Hoje, Santa Catarina se destaca no cenário nacional por contar com um sistema de defesa civil maiss atuante, na esfera estadual. Na sequência, estão os Estados do Paraná e São Paulo.

Atualmente, o Brasil possui apenas três Secretarias de Estado de Defesa Civil, Rio de Janeiro, Santa Catarina e o Distrito Federal. Os demais contam com instituições vinculadas a outras Secretarias de Estado.