Defesa Civil de Santa Catarina completa 48 anos e promove atividades virtuais

No dia 18 de maio a Defesa Civil de Santa Catarina comemora 48 anos de fundação. Em alusão a esta data será realizada a Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil com atividades virtuais, nos dias 19, 20, 21 e 24 de maio, que abordarão os mais diferentes assuntos ligados a temática.

“Neste ano, em função das ações de combate à Covid-19, vamos realizar todas as atividades programadas de forma on-line”, comentou o chefe da DCSC, David Busarello. Segundo ele, a programação foi pensada pela Diretoria de Gestão da Educação da DCSC para proporcionar o acesso a assuntos de extrema importância para as defesas civis municipais. Ele finalizou convidando toda a comunidade e os profissionais da área para acompanhar os eventos.

Na quarta-feira (19), às 17 horas, teremos a mesa redonda sobre Patologias e Desabamento de Estruturas, Acidentes, Defeitos Construtivos e Movimentos de Terra. Os assuntos serão abordados pelo Especialista em Patologia de Obras, Avaliações e Perícias, Gilberto Luiz, e pelo Geólogo da DCSC, Vitor Santini Muller.

No dia 20, quinta-feira, ocorre a Aula Magna do Curso EAD de Proteção e Defesa Civil com a palestra do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves. No dia seguinte, sexta-feira (21), ocorre a palestra “Resiliência: Políticas Públicas, Desafios e o Programa SC Resiliente”. Os palestrantes serão o Gerente de Operações da DCSC, Rodrigo Nery e Costa, e a Gerente Territorial e Urbano com Resiliência da DCSC, Drielly Nau.

Para finalizar a programação, na segunda-feira (24), será realizada a Aula Magna do Curso EAD do Programa Defesa Civil na Escola com a participação da coordenadora do Programa Cemadem Educação, Rachel Trajber.

Acompanhe os eventos virtuais através do Facebook ou o Youtube da DCSC clicando AQUI.

Defesa Civil de Santa Catarina

A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) atualmente é considerada referência nacional e internacional tanto pela estrutura quanto pelas ações desenvolvidas. A instituição atuou nos momentos mais difíceis do Estado levando ajuda e apoiando a reconstrução. Ela foi criada em 1973, através do Decreto lei n° 4.841, pelo então governador Colombo Machado Salles.

A DCSC tem como sede o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) em Florianópolis.

Dentro desta estrutura podemos destacar o Centro Integrado de Operações (CIOP) local onde as ações operacionais são administradas e onde atuam os membros do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) composto por representantes de todas as estruturas do Governo do Estado e de organizações não governamentais.

Essa integração possibilita uma resposta mais rápida aos eventos extremos. No Centro de Monitoramento e Alerta é realizado o acompanhamento das condições meteorológicas e emissão de alertas e informações para que a população possa se preparar para a chegada de eventos extremos.

A Defesa Civil de Santa Catarina conta ainda com áreas voltadas para a educação, comunicação e tecnologia da informação.

A DCSC também administra barragens de contenção de cheias, uma rede de equipamentos de monitoramento climático e conta com vinte (20) sedes regionais que dão suporte para todos os municípios do Estado.