Defesa Civil de Santa Catarina envia materiais para atingidos por granizo em São José do Cedro

Defesa Civil1

A Defesa Civil de Santa Catarina liberou nesta terça-feira, 24, os primeiros materiais de auxílio para os moradores de São José do Cedro, no Extremo-Oeste, que foram atingidos por uma intensa chuva de granizo na madrugada do último sábado, 21. A intempérie causou prejuízos para 390 famílias em várias comunidades do interior e a prefeitura de São José do Cedro decretou situação de emergência ainda na noite de sábado. O granizo causou problemas nas comunidades de Jataí, Santo Isidoro, Alvorada, Esquina Derrubada, Esquina Mariflor, Mariflor, Irineu Bornhausen, Padre Réus, Linha Pelegrin, Linha Danielli e Linha Miola.

O coordenador Regional da Defesa Civil do Extremo-Oeste, Daniel Caron, acompanhou o atendimento diretamente nas comunidades afetadas já na manhã de sábado. Ele auxiliou a Defesa Civil de São José do Cedro nos encaminhamentos e na liberação de telhas de Eternit para cobrir as residências que tiveram o telhado destruído pelas pedras que, pelo tamanho, chegaram a assustar. Para o secretário Milton Hobus é importante que toda a população seja atendida com agilidade. “Vamos fazer o possível e o impossível para  reconstruir o que foi perdido”.

Na manhã desta terça-feira, 24, chegaram a São José do Cedro as primeiras telhas enviadas pela Defesa Civil de Santa Catarina. Nesta primeira etapa foram liberadas 2.360 telhas de Eternit de um total de 6.300 que devem estar no município até a próxima sexta-feira, 27. Também serão liberados 25.200 parafusos que serão utilizados para fixar as novas coberturas das residências atingidas.

Daniel Caron conversou com o prefeito de São José do Cedro, Plínio de Castro, e disse que o atendimento da Defesa Civil estadual foi ágil e dentro das perspectivas. Uma equipe da SDR Dionísio Cerqueira esteve ainda na tarde desta segunda-feira acompanhando os trabalhos de limpeza e recuperação da Escola de Ensino Fundamental (EEF) Osni Medeiros Régis, na Linha Mariflor. A escola teve vários problemas no telhado em função do granizo. O diretor-geral da SDR, Valdomiro Rodrigues; o gerente de Agricultura, Pedrinho Casarin, a gerente de Educação, professora Nilza Suffredini e servidores da Secretaria, acompanharam os trabalhos.