Defesa Civil de Santa Catarina participa de simulado no Paraná

Técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) participaram, na quarta-feira, 24, como observadores no Exercício Conjunto de Apoio das Forças Armadas à Defesa Civil, #ECADEC2021. O simulado está sendo realizado 27° Batalhão Logístico, localizado na cidade de Curitiba, Paraná. A atividade, coordenada pelo Ministério da Defesa com apoio da Defesa Civil do Paraná, segue até o dia 26 e conta com a participação de aproximadamente 100 representantes das Forças Armadas, Forças Auxiliares, órgãos de governo da esfera municipal, estadual e federal.

O objetivo do exercício é de testar as formas de comunicação e compreender as capacidades e limitações das instituições envolvidas, compreender as possibilidades de auxílio das Forças Armadas e de testar os mecanismos de integração entre as agências para a resposta a desastres de grande magnitude.

“A oportunidade da DCSC participar como órgão observador deste simulado amplia a comunicação com as Defesas Civis de outros estados e também com as Forças Armadas, o que é fundamental para os momentos de crise que por ventura venham acontecer”, explicou o Diretor de Gestão de Desastres, Daniel Dutra. Segundo ele, este tipo de treinamento proporciona o entrosamento entre as agências e órgãos que atuam na resposta a eventos meteorológicos intensos.