Defesa Civil de Santa Catarina reforça serviço de monitoramento climático

O monitoramento climático realizado pela Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) teve um salto de qualidade e alcance para a população no último ano. Parte deste avanço se deve ao investimento realizado pelo Governo do Estado no reforço da equipe de meteorologistas que possibilitou a ampliação do acompanhamento e emissões de alertas. Atualmente essas atividades são realizadas 24 horas por dia.

Além disso, o órgão tem inovado com o uso de informações mais didáticas e de fácil compreensão, por meio de vídeos com animações e mapas.

A previsão de tempo emitida pela DCSC, a partir do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), tem como foco a prevenção e o enfrentamento de desastres naturais. Para isso é focada na conscientização da população, fornecendo informações antecipadas sobre os eventos mais severos.

“O principal objetivo da Defesa Civil de Santa Catarina é preservar vidas e reduzir os prejuízos”, comentou o chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, ao abastecer os catarinenses com informações confiáveis, eles podem, de forma antecipada, buscar ações mitigatórias ou de preservação da vida.

Os dados são disponibilizados para a população no site e redes sociais da Defesa Civil e para os órgãos oficias em grupos de WhatsApp. Já os alertas mais severos, que exigem mais atenção, são enviados por mensagens SMS diretamente para os catarinenses. Com as informações, as pessoas podem se preparar com antecedência e até mesmo deixar as localidades que apresentam os mais riscos. A previsão do tempo e os alertas também são disponibilizados para a imprensa com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas.

Conheça os níveis de alerta emitidos pela Defesa Civil de Santa Catarina

A previsão do tempo da DCSC é dividida em três níveis de acordo com a antecipação e severidade do evento.

Nível 1: É a previsão do tempo emitida diariamente às 5h. São informações descritas em textos e mapas das condições gerais do tempo. Ou seja, onde existe chance de chuva ou temporal, as temperaturas mínimas e máximas, direção e intensidade do vento, qual sistema meteorológico em atuação e a situação marítima.

O boletim traz informações do dia e a tendência para as próximas 48 horas. Os dados são emitidos para as regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, para facilitar a compreensão. Nos mapas são inseridos ícones para ilustrar o que está sendo previsto e descrito.

Já a situação marítima representa as condições de direção e altura das ondas, que poderão variar de calmo, com ondas de até meio metro de altura; pouco agitado, representando ondas até um metro e meio; agitado, referente à ondulação com até dois metros e meio; muito agitado com altura das ondas até quatro metros, e mar grosso com ondas acima de quatro metros.

Nível 2: É chamado de “Aviso Meteorológico” e tem como foco as condições atmosféricas de curto prazo que poderão ocasionar impactos mais severos (de 12 a 48 horas de antecipação). Ele é composto por uma breve descrição da situação meteorológica prevista, um mapa indicando as áreas que poderão ser afetadas e recomendações que deverão ser adotadas pela população.

A emissão destes avisos é realizada a partir das análises de diferentes fontes de dados pela equipe de meteorologistas e quando critérios específicos dos fenômenos, definidos a partir de estudos científicos, são observados. Inicialmente é emitida uma “Observação” (na cor amarela) que, a partir da análise de novos dados, poderá subir de nível para “Atenção” (cor laranja) e posteriormente para “Aviso” (cor vermelha), ou apenas ser atualizada.

Com as informações, a população e os coordenadores regionais da Defesa Civil de Santa Catarina poderão estar preparados para a tomada das medidas necessárias para mitigar os possíveis transtornos. São emitidos avisos meteorológicos de “Nível 2” para chuva volumosa, temporal, ventos fortes, baixa umidade relativa, calor intenso, mar agitado (com risco de ressacas) entre outros.

Nível 3: representa a previsão de curtíssimo prazo, com uma antecipação máxima de até seis horas, de forma localizada (para um município ou uma determinada área de abrangência). Os alertas são elaborados a partir de dados em tempo real (satélites, radares, estações meteorológicas, câmeras, descargas atmosféricas). Basicamente, o “Nível 3” é emitido para condições de chuva de grande volume, temporal, ventos fortes, alagamentos, enxurradas e deslizamentos, através de uma “Observação” em situações mais brandas, “Atenção” ou “Alerta” em casos mais severos.

Como realizar o cadastro para as mensagens SMS

Para receber notificações de emergência da Defesa Civil de Santa Catarina basta enviar uma mensagem de texto SMS para o número 40199, contendo no corpo do texto apenas o código de endereçamento postal (CEP) do local que deseja monitorar.
Quem já possui cadastro não precisa se registrar novamente. Para incluir novo CEP, basta repetir o procedimento. O serviço é gratuito.