Defesa Civil de SC em Atenção

Devido ao sistema meteorológico que atua no Estado foram registrados altos índices pluviométricos e fortes ventos. A Defesa Civil de Santa Catarina está em alerta e ao lado de todas as estruturas do Governo do Estado para prestar apoio aos municípios catarinenses. Até o momento foram registradas ocorrências em 34 municípios, dentre elas: Alagamentos, queda de árvores, deslizamentos e destelhamentos.
O ponto principal de atenção está com o vale do Itajaí devido as chuvas que estão caindo nos rios que compõem as bacia. As barragens operadas pela Defesa Civil estão em operação. Na barragem Sul (Ituporanga) está com as cinco comportas fechadas e 43% do lago está ocupado. A barragem Oeste (Taió), também está com as sete comportas fechadas e a cota e com o reservatório em 30% da capacidade. Já a barragem Norte (José Boiteux) não foi acionada.

WhatsApp Image 2019 05 30 at 14.56.15

Alagamento no município Entre Rios. FOTO: Divulgação

Estações meteorológicas de , Apiúna, Blumenau, Brusque, Rio Negrinho, Taió e Timbó encontram-se em estado de atenção devido à tendência de subida de nível dos rios. Em Coronel Passos Maia a estação aponta estado de alerta e os equipamentos de Rio do Sul, da Defesa Municipal apontam situação de emergência com o rio saindo da calha em alguns pontos.
Acompanhe as atualizações da Defesa Civil de Santa Catarina através do Site, Redes Sociais e Alertas via SMS. Para receber o alerta é fácil, basta enviar uma mensagem de texto SMS para o número 40199 contendo apenas o código de endereçamento postal (CEP) do local que deseja receber os alertas.
A defesa Civil de Santa Catarina está com o monitoramento meteorológico constante acompanhando e repassando informações para a população para que medidas possam ser tomadas para preservar vidas e reduzir prejuízos.

Recomendações da Defesa Civil de SC

Durante enxurradas não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes temporais podem representar o aumento do nível do rio em um curto espaço de tempo.
Em situações de alagamentos e inundações evite o contato com as águas e não passe com veículos em lugares alagados. Da mesma forma não transite em pontilhões e pontes submersas. Acima de tudo muita atenção e cuidado com crianças.
Com grande volumes de chuva também podem ocorrer deslizamentos de terra. Fique atento (a) a qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, a orientação é que a família saia de casa. Qualquer ocorrência relacionada as chuvas e tempestades deve ser comunicada à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.