Defesa Civil destina mais de mil cestas básicas aos municípios afetados pelas chuvas

Até nesta quarta-feira (28), o Departamento Estadual de Defesa Civil (DEDC) encaminhou 1.410 cestas básicas para 12 municípios catarinenses atingidos pelas chuvas. As doações são provenientes da Secretaria Nacional de Defesa Civil com o apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Fundo Estadual de Defesa Civil (Fundec).

Segundo o diretor da Defesa Civil Estadual, Emerson Neri Emerim, a distribuição é realizada de acordo com a demanda das prefeituras. “O atendimento à população é nossa prioridade e precisamos garantir segurança, apesar destes eventos”, explica.

Além das cestas básicas, a Defesa Civil auxilia os municípios com colchões, água potável, cobertores, roupas, kits de higiene pessoal e material de limpeza para atender abrigos e pessoas que foram prejudicadas com a chuva.

Foram contabilizados até o momento 7.201 desalojados e 954 desabrigados nos 69 municípios catarinenses afetados. As regiões mais atingidas decretaram situação de emergência, totalizando 43 cidades até às 17h desta quarta-feira, conforme relatório do DEDC. Ao todo, o número de residências e edificações ultrapassa 4.000. Mais de 210.000 pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas em Santa Catarina.

Situação Taió – Taió e Rio do Oeste estão intransitáveis. A barragem está 50 cm acima do vertedouro, com três das sete comportas abertas. A Defesa Civil continua monitorando a situação juntamente com o Deinfra, e acredita-se que, até quinta-feira (29), a situação esteja mais amena na região.

Recursos – A Defesa Civil de Santa Catarian pleiteia recursos na ordem de R$ 10 milhões junto a Defesa Civil Nacional por meio do Ministério da Integração. O plano de trabalho está praticamente concluído, aguardando apenas alguns documentos indispensáveis por parte dos municípios afetados. O plano deverá ser encaminhado nos próximos dias. A Defesa Civil Nacional já foi comunicada da necessidade do valor e se aguarda a conclusão do relatório.

Informações adicionais: Jornalista Fabiane Pickusch Costa, telefone: (48) 8843-3695 / 4009-9885, e-mail: defesacivilsc@gmail.com