Defesa Civil distribui itens de assistência humanitária para população atingida pelas chuvas em quatro municípios

chuvas em sc 20180119 1885973578

Foto: Defesa Civil

A Secretaria de Estado da Defesa Civil destinou itens de assistência humanitária aos municípios de Florianópolis, Porto Belo, Camboriú e Penha. As cidades foram atingidos pelas chuvas intensas registradas nas últimas duas semanas em Santa Catarina. A Diretoria de Respostas aos Desastres enviou aos municípios água potável, cesta básica, kit de higiene e limpeza, colchão de solteiro e casal e acomodações.

No total são 874 galões de água, 1.869 kits de limpeza e higiene, 806 cestas básicas, 660 colchões de solteiros, 290 de casal e 748 acomodações. Nesses produtos foram investidos R$ 262,5 mil. Os recursos são do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil.

“Estes foram os quatro municípios atingidos que decretaram Situação de Emergência e solicitaram apoio ao Governo do Estado. Outras cidades decretaram Situação de Emergência, porém ainda não pediram o apoio complementar do Governo de SC. Os itens entregues fazem parte dos primeiros e mais urgentes atendimentos. No que se refere à infraestrutura e ao reestabelecimento das áreas afetadas, dependerá do levantamento feito pelos municípios e de projetos de recuperação e captação de recursos”, explicou o secretário-adjunto da Defesa Civil, Fabiano de Souza.

O Diretor de Respostas aos Desastres da Secretaria, Anderson Ciotta, complementa. “É importante o atendimento rápido aos atingidos. Geralmente conseguimos entregar em até 24 horas após o pedido da prefeitura. A assistência humanitária serve para oferecer um conforto mínimo para as pessoas atingidas pelo evento”, comenta Ciotta.

Durante esta semana, 17, municípios catarinenses registraram ocorrências devido às chuvas que atingiram várias regiões do Estado. Até a quinta-feira, o número de desabrigados chegou a 43, desalojados 16 e as residências afetadas somaram 28. Não há registro de mortos, feridos ou desaparecidos. Ainda de acordo com os dados, foram oito ocorrências com chuvas intensas, seis enxurradas e um deslizamento.

Os municípios atingidos foram Coronel Martins, Brusque, Chapecó, Blumenau, Presidente Nereu, Xaxim, Galvão, Gaspar, Joinville, Rio do Sul, Florianópolis, Itapema, Salete, Leoberto Leal, Vitor Meireles, Major Gercino e Angelina.

Os que decretaram Situação de Emergência e enviaram para a Secretaria de Estado da Defesa Civil são Florianópolis, Camboriú, Penha, Porto Belo. As cidades de Presidente Nereu, São Francisco do Sul, Balneário Camboriú e Blumenau têm decreto, mas ainda não encaminharam para a Defesa Civil.