Defesa Civil do Estado vistoria áreas dos centros regionais no Planalto Serrano

IMG-20160708-WA0017.jpg

Foto: Cleiton Ferrasso/ Asom SDC

Esta semana, técnicos da Defesa Civil definiram possíveis áreas para instalar Centros Regionais. As visitas foram realizadas no Alto Vale do Itajaí, Serra e Planalto Serrano. Na quinta-feira, (06) a comitiva liderada pelo secretário de Estado, Rodrigo Moratelli esteve em Rio do Sul, onde analisaram duas áreas. Já em Lages, foram vistoriados três terrenos.  Nesta sexta-feira, (07), a equipe esteve em Curitibanos onde avaliou três áreas. Após a vistoria, seguiram para Taió, onde verificaram dois pontos.

Conforme Moratelli, os Centros serão referência para todos os atores de um possível evento severo. “Num momento de desastre em determinado município, por exemplo, o centro regional vai servir de referência para a população, que terá um local especifico que vai concentrar informações oficiais,” disse.

O centro também vai operar na gestão da crise. Segundo o secretário, os envolvidos no episódio, poderão se reunir para tomar medidas emergenciais. Além disso, o centro estará interligado com o Cigerd para repassar informações via videoconferência. A intenção é que os serviços estejam disponíveis em maio do ano que vem. Por isso, a definição dos terrenos é fundamental nesse período.

Ao todo serão instalados 20 Centros Regionais de Treinamento Operação e Sala de Situação no Estado. Eles ficarão na sede de cada coordenadoria regional. Será uma espécie de braço do Cigerd. As unidades seguem o conceito modular, que leva em torno de dois meses para ficar pronta cada base regional.

Na semana passada, a equipe esteve no Oeste do Estado. As visitas foram em São Miguel do Oeste, Maravilha, Chapecó, Xanxerê para avaliar as áreas indicadas. Até agora oito municípios já foram visitados. Na semana que vem, a equipe que percorre o Estado deve visitar o Sul de Santa Catarina. Estão previstas vistorias em Araranguá, Criciúma e Tubarão.