Defesa Civil encaminha água, roupas e telhas a municípios atingidos pelas chuvas de domingo

O Departamento Estadual de Defesa Civil encaminhou nesta terça-feira (10) a Ponte Alta, na Serra catarinense, e Turvo, no Sul, produtos para atender a população após a passagem de tornados no último domingo (8). Calçados, água, roupas, 100 cobertores e 50 colchões foram entregues à Prefeitura de Ponte Alta, além da liberação de R$ 70 mil para a compra de cestas básicas e materiais de construção para casas. Turvo recebeu cerca de 2.500 telhas da Defesa Civil para atender residências atingidas.

Além destes, outros 14 municípios registraram ocorrências no órgão estadual: Balneário Camboriú, Bocaina do Sul, Brusque, Camboriú, Itajaí, Criciúma, Praia Grande, Ituporanga, Florianópolis, Rio do Sul, Otacílio Costa, Alfredo Wagner, Botuverá e Porto Belo. Equipes da Defesa Civil Estadual estão percorrendo os municípios desde segunda-feira (9) para vistoria e levantamento de prejuízos.

Os recursos liberados aos municípios atingidos pelas chuvas de domingo são provenientes do orçamento da Defesa Civil do Estado. Os produtos do órgão, recebidos por meio de doações desde novembro de 2008, continuam armazenados no depósito da Defesa Civil e na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ambos em São José, e estão sendo enviados aos municípios conforme a demanda das prefeituras, explica o diretor do órgão, major Márcio Luiz Alves.

A Defesa Civil ainda possui calçados, roupas, colchões, produtos de higiene pessoal e cerca de 188 mil litros de água. “Nós estamos enviando as doações conforme solicitação das prefeituras porque muitos municípios não têm lugar para armazenar os produtos. É importante ressaltar que não queremos nos livrar das doações, mas sim atender a população de acordo com a necessidade, já que as chuvas continuarão a acontecer”, destaca Alves.