Defesa Civil entrega casas em Itajaí para famílias atingidas por enchentes

dsc05104

Nesta quarta-feira (09), o diretor do Departamento Estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, esteve em Itajaí para a solenidade de entrega de casas para 15 famílias atingidas por enchentes no município. As casas foram construídas com recursos obtidos pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil provenientes do Departamento Estadual de Defesa Civil, no valor de R$ 300.000,00.

De acordo com o coordenador de Itajaí, Everlei Pereira, esta ação foi uma prova de cooperação entre diversos órgãos municipais junto ao Estado. “Obtivemos os recursos da Defesa Civil Estadual e buscamos os meios mais rápidos para concretizar a construção das casas para as famílias”.

As casas de concreto revestido por PVC, de 30 m² cada, são divididas em dois quartos, sala, cozinha e banheiro. As famílias selecionadas foram dos bairros: São Vicente, Cordeiros, Nossa Senhora das Graças, Cidade Nova e Rio Bonito.

Márcio Luiz Alves, diretor da Defesa Civil Estadual, elogiou a estrutura da Defesa Civil de Itajaí, que conta com espaço próprio e equipe qualificada no atendimento das comunidades. “A Defesa Civil de Itajaí é tida como modelo nas ações de preparação e prevenção”.

dsc05123

Para o prefeito, Jandir Bellini, muito se tem a fazer na área de Defesa Civil no município, mas enalteceu o trabalho da coordenadoria municipal que buscou um modelo rápido, econômico e seguro de moradias. E conclui dizendo: “Defesa Civil em Itajaí não pertence a um governo ou partido, queremos deixar aqui, uma entidade preparada para atender aos desastres”.

As famílias selecionadas residiam em casas com estrutura física prejudicadas pelas chuvas. Os moradores possuíam documentos comprobatórios de posse do terreno, escritura pública, termo administrativo de concessão de direito real de uso e um auto de constatação da Defesa Civil. Dentre os critérios da seleção, estavam a situação socioeconômica das famílias e o grau de risco das residências.

Informações adicionais: Jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel (48) 8843.3695 e 4009.9885 e-mail: defesacivilsc@gmail.com