Defesa Civil entrega kits educativos a escolas municipais de Blumenau

blumenauprefeitoDurante o evento Defesa Civil na Escola, na manhã desta quarta-feira (29), em Blumenau, o diretor do órgão estadual, major Márcio Luiz Alves, entregou ao prefeito João Paulo Kleinubing o kit do projeto educativo Percepção de Risco – A Descoberta de Um Novo Olhar, composto por livro do professor, filme documentário e gibi do aluno. O material foi distribuído a 45 diretores das escolas da rede municipal de Blumenau no encontro promovido pela prefeitura, por meio das Secretarias de Educação e de Defesa Civil, em parceria com o órgão estadual.

“Na escola é onde jovens e professores têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos que possam mudar a cultura de prevenção de desastres”, define Alves. Segundo ele, o objetivo é trabalhar a convivência com o ecossistema, por meio de ações simples, para reduzir o risco de desastres. Este projeto Percepção de Risco – A Descoberta de Um Novo Olhar é dedicado aos alunos e professores da rede pública escolar e ao público em geral, o qual trata dos principais fenômenos naturais, reflexões sobre percepção de risco e redução de desastres, dicas de prevenção e autopreservação, além de políticas públicas e perspectivas para modos de vida mais sustentáveis, com destaque para Santa Catarina.

O projeto é uma iniciativa pioneira da Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania do Estado de Santa Catarina (SJC), por meio do Departamento Estadual de Defesa Civil, em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (Ceped/UFSC), e tem como propósito a redução da vulnerabilidade social frente aos desastres.

De acordo com o prefeito Kleinubing, a população deve ter um novo comportamento ante os desastres que sempre afetaram a história de Blumenau. “É preciso mudar nossa relação com o meio ambiente e ter um novo olhar sobre o risco, para que possamos aprender a conviver com ele e, assim, evitar novas tragédias como a de novembro do ano passado”, ressaltou o prefeito.

Ainda participaram do encontro os secretários municipais de Educação, Maurici Nascimento; e de Defesa Civil, Jairo Cesar Nass; o reitor da Furb, Eduardo Deschamps; e o representante do Ceped, professor Rafael Schadeck.