Defesa Civil entrega medalhas do mérito e presta homenagem ao ex-governador Colombo Salles

homenageados_todos

A solenidade de entrega de medalhas do mérito Colombo Machado Salles homenageou, nesta segunda-feira (21) às 9 horas, dez representantes de instituições que auxiliaram a Secretaria de Estado da Defesa Civil no trabalho de prevenção e resposta aos desastres.

O evento, que aconteceu durante a abertura do 1° Seminário de Gestão de Riscos Geológicos do Estado de Santa Catarina e integra a programação da Semana Estadual de Ações de Defesa Civil, de 18 a 24 de maio, também agraciou, através de uma placa do mérito, o ex-governador Colombo Machado Salles por ter instituído a Defesa Civil Estadual em 1973.

Ao todo, 26 personalidades e instituições já foram contempladas pela medalha de Defesa Civil. Neste ano, foram homenageados com a entrega da medalha do mérito e certificado: o secretário nacional de Defesa Civil, coronel Humberto de Azevedo Viana Filho; o diretor do Departamento de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Rafael Schadeck; o diretor operacional da Dalçoquio Transportes, Emilio Dalçoquio; o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (Ceped UFSC); e os coordenadores municipais de Defesa Civil: Angela Cristina Pereira de Mello (Criciúma), Sergio Eloy Bisotto (Caçador); Luiz Eduardo Machado (Florianópolis); Edson Antonio Morreto (Xaxim); Jair Alquini (Jaraguá do Sul) e Alécio Leontino Pereira (Rio do Sul). “A medalha é uma forma de reconhecer pessoas e instituições que trabalham em prol da proteção de suas comunidades”, destacou o secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff.

Durante a solenidade, o secretário Geraldo Althoff assinou a autorização para a compra de dezesseis veículos, sendo três camionetes e 13 automóveis que equiparão a Secretaria e coordenadorias regionais. O investimento é de R$ 1 milhão. A aquisição das viaturas faz parte da proposta de estruturação das coordenadorias regionais de defesa civil para acelerar o atendimento aos municípios durante a ocorrência de desastres, bem como no desenvolvimento dos trabalhos de prevenção e preparação desenvolvidos junto aos municípios.

Em discurso, o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, ressaltou a importância do trabalho da Defesa Civil e mostrou um panorama da situação de outros estados em relação aos desastres, com o exemplo da estiagem. “Neste momento nós temos mais de um milhão e meio de pessoas com problemas de estiagem no semiárido nordestino, que envolve nove estados, com algumas cidades, como por exemplo, Vitória da Conquista na Bahia, com mais de 300 mil habitantes com falta de água durante 40 dias. Por isso precisamos ter atenção com o tema Defesa Civil".

Para o governador Raimundo Colombo, a prevenção deve ser foco para diminuir os efeitos de desastres.“O trabalho desenvolvido pela Defesa Civil é acima de tudo de prevenção. Um serviço coordenado e organizado que resulta em ações responsáveis e de qualidade para população catarinense”.

Atualmente o governo de Santa Catarina está licitando uma série de obras para a proteção das comunidades em situação de desastres. Em relação à estiagem que afeta a região Oeste, além do trabalho de assistência às famílias impactadas, estão sendo construídas cisternas. Para situações de cheias, um radar meteorológico será adquirido. O sistema irá alertar sobre os fenômenos expressivos que possam atingir o Estado. Outra ação será o aumento da capacidade das barragens na Bacia do Rio Itajai-Açú. “Os investimentos são permanentes, para que estejamos preparados para atuar em situações de calamidades”, garantiu Colombo.

1medalhas

2placa_homenagem 3althoff 4humberto_viana_discurso2 5mesa
1- Medalhas do Mérito Colombo Machado Salles, 2- Ex-governador Colombo Salles recebe placa de homenagem, 3- Secretário da Defesa Civil, Geraldo Althoff, discursa sobre a as homenagens, 4- Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, ressalta a contribuição da Defesa Civil para a prevenção de desastres, 5- Governador Raimundo Colombo aponta ações do governo e destaca a importância da Defesa Civil na proteção dos catarinenses.