Defesa Civil Estadual acompanha situação da chuva em Santa Catarina

Desde sexta-feira (29), a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) está monitorando os municípios catarinenses atingidos por volumes significativos de chuva. Até o momento, às 17 horas, desta segunda-feira (1º), a Secretaria registrou apenas pequenos alagamentos e alguns deslizamentos de terra de pequenas proporções.

Segundo o diretor de Resposta aos Desastres, major Aldo Baptista Neto, os índices de chuva se confirmaram e algumas regiões do Estado registraram acumulados superiores a 100mm. Durante esta segunda-feira (1º), a Secretaria acompanhou junto à diretoria de Obras Civis e Hidráulicas do Deinfra, as manobras de abrir e fechar as comportas das três barragens – Taió, Ituporanga e Jose Boiteux, de acordo com o comportamento da chuva e do nível dos rios, sendo que todas estão com os reservatórios abaixo da capacidade média.

Quanto às ocorrências nos municípios, a Secretaria da Defesa Civil recebeu informações de escorregamento de terra na cidade de Brusque, áreas alagadas nas cidades de Joinville e Rio do Sul, e vento com granizo em cidades da região metropolitana de Chapecó. Já o Vale do Itajaí, a Secretaria e as defesas civis dos municípios monitoram a situação das chuvas e permanecem com várias cidades em estado de atenção e alerta, acompanhando o nível dos rios da região.

Em Joinville, a defesa civil municipal está monitorando as condições da cidade, que os dois dias consecutivos de chuvas coincidem com os picos de maré. Não há registros de ocorrências graves. O acumulado de chuva das últimas 72 horas, de acordo com a Estação meteorológica da Defesa Civil na região da Vila Nova, é de 123.7 mm de chuva.

Segundo informações da Coordenadoria Regional de Joinville, as Defesas Civis da região estão em alerta, monitorando os rios e as encostas. Em Jaraguá do Sul choveu 103 mm e São Francisco do Sul 112 mm.

Previsão
Segundo a gerência de Monitoramente e Alerta da Secretaria da Defesa Civil, a chuva diminui durante o dia desta segunda-feira, mas deve se prolongar até o fim do dia de terça-feira. As rajadas de vento devem atingir de 60 a 80 km no Planalto Sul e 90 km no litoral. O mar ficará muito agitado, com ondas entre 2 e 3m, com picos de 4m. A agitação marítima decresce a partir de quinta-feira. A intensa massa de ar polar favorece a possibilidade de neve em Urupema, Urubici e São Joaquim, com temperaturas próximas dos 0º, ou negativas nas áreas mais altas entre a tarde de terça e manhã de quarta-feira. Na quarta e quinta-feira há possibilidade de geada nas áreas mais altas do Estado. (fonte: Ciram/Epagri)

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8843.3695 e email comunicacao@sdc.sc.gov.br.