Defesa Civil Estadual acompanha situação da comunidade isolada de Serra Velha em Mirim Doce

dsc05179

O Departamento Estadual de Defesa Civil acompanha a situação de Mirim Doce, no Alto Vale, município que decretou Estado de Calamidade Pública devido às chuvas de janeiro. Na localidade de Serra Velha, área rural, 138 pessoas continuam isoladas. A Defesa Civil Estadual coordena os trabalhos de atendimento à comunidade juntamente com a Polícia Militar Ambiental e Polícia Militar.

Uma missão nesta terça-feira (22) possibilitou levar mais alimentos, água, kits de higiene pessoal e limpeza, remédio, e também, deslocar os geólogos do Ceped/Ufsc para a vistoria dos inúmeros pontos de deslizamentos no local. Os dois profissionais permanecerão até o final da tarde de quarta-feira (23) na região de Serra Velha, para analisar o local e assim, buscar uma alternativa para reabrir o acesso àquela comunidade. Os policiais ambientais estão na região prestando auxílio às famílias isoladas, com equipes pernoitando com a comunidade, garantindo sua segurança.

O governador Raimundo Colombo determinou à Defesa Civil Estadual, que acompanhe a situação de Mirim Doce sem medir esforços. “Até restabelecermos o acesso à comunidade de Serra Velha, a Defesa Civil juntamente com a Polícia Militar vai garantir a segurança e a integridade física das famílias da região”, frisou.

Márcio Luiz Alves, diretor estadual de Defesa Civil, enaltece o trabalho em equipe realizado entre Defesa Civil e os diversos órgãos, principalmente a atuação da Polícia Militar, na missão de Mirim Doce. “Este trabalho demonstra a importância da participação da Polícia Militar nas situações de desastres”.

Segundo a prefeita Maria Luiza Kestring Liebsch, aos poucos, o que foi perdido vai retomando a condição de normalidade. A área urbana do município vai restabelecendo sua condição normal, enquanto nas áreas rurais, a produção agrícola, principal fonte de renda, segue bastante prejudicada. As diversas estradas e pontes destruídas prejudicam o escoamento da produção. Sem falar, nas lavouras destruídas devido às enxurradas.

O Governo do Estado disponibilizou donativos para atendimento emergencial da população, foram encaminhados no período: 800 kits de limpeza, 900 cestas básicas, 900 colchões, 5.000 litros de água, 10.000 litros de óleo diesel, 400 kits de higiene pessoal (toalha de banho e rosto, creme dental, escova de dente e sabonete), entre outros.

Informações adicionais e fotos: Jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel (48) 8843.3695 e 4009.9885 e-mail: defesacivilsc@gmail.com

dsc05468.jpg  dsc05224  dsc05198
 dsc05311  dsc05268  dsc05343