Defesa Civil Estadual aprimora sistema de gestão de desastres

sala de situação

A Secretaria de Estado da Defesa Civil passa a contar com dois novos televisores na sala da Central de Operações. Os equipamentos foram instalados para integrar os outros dois monitores que servem para centralizar  informações em casos de desastres naturais.

Com a integração do sistema, o controle  de informações fica mais agilizado. A melhoria vai proporcionar aos gestores municipais de cada órgão do interior de Santa Catarina mais agilidade em situações atípicas relacionadas ao tempo. Para o Major Aldo Batista Neto, diretor de resposta aos desastres, a idéia é tornar o atendimento que já é prestado de forma eficaz, ainda mais rápido.” É um anseio ter um ambiente de trabalho adequado para concentrar as informações de desastres, isso proporciona mais segurança aos afetados ” ressalta.

Agora o CODEC conta com quatro monitores que exibem programas essenciais para apurar detalhes durante uma situação de enchente por exemplo. Entre os programas estão o de videoconferências, que aproxima o Centro Nacional de Gestão de Riscos e Desastres, o CENADE,  da Secretaria de  Estado da Defesa Civil em reuniões diárias  e também o Skype. A ferramenta  em funcionamento, vai poder repassar  informações referentes aos projetos, documentos e notícias sobre catástrofes, poderão ser discutidas entre os usuários e os plantonistas disponíveis online em período integral.  A orientação da Defesa Civil é para que acionem a ferramenta órgãos municipais e estaduais como: coordenadores ligados à secretaria, quartéis do corpo de bombeiro militar, quartéis de polícia militar, prefeituras e unidades do Samu. A expectativa é obter comunicação em tempo real com cerca de 500 usuários. É importante ainda, que na hora de cadastrar o órgão, o usuário adicione  o nome do local, em seguida, um (ponto) e a cidade  a que pertence.

Exemplo: defesacivil.blumenau

bombeiromilitar.itajaí

samu.lages

Para adicionar a Defesa Civil basta buscar o órgão como:

Usuário: Codec.sdc.sc

Outra ferramenta bastante utilizada que conta com mais de 18 mil usuários e fez a diferença na resposta de desastres naturais é o Twitter. Para quem tem interesse de acompanhar as informações basta adicionar @defesacivilsc, o site da Secretaria é defesacivil.sc.gov.br e o facebook/defesacivilsc.