Defesa Civil estadual e prefeitura realizam ações de prevenção em comunidades da Capital

siteeeFlorianópolis (4/11/2008) – Com objetivo de chamar a atenção para a necessidade de uma cultura de prevenção de desastres, estimulando a percepção dos riscos locais, o Departamento Estadual de Defesa Civil em parceria com a Secretária Municipal de Habitação e Saneamento de Florianópolis, promovem nos meses de novembro e dezembro, ações comunitárias com as lideranças do Maciço do Morro da Cruz, na Capital, envolvendo as comunidades da região e órgãos públicos. A primeira ação será realizada na próxima quinta-feira (6/11), na comunidade Santa Vitória.

No período da manhã, crianças da Escola Estadual Básica Padre Anchieta, participarão de uma palestra sobre prevenção de desastres e a atuação da Defesa Civil. No período da tarde, a partir das 13h30min, será realizada uma intervenção focada na aprendizagem coletiva sobre riscos e vulnerabilidades, com a participação da comunidade local.

As lideranças vão fotografar situações de risco com câmeras fotográficas; entrevistar moradores antigos; visitar locais que compõem o mapa de risco local, em execução pela própria comunidade; plantar mudas de árvores nativas, doadas pelo Instituto Harmonia na Terra; distribuir cartilhas educativas; e colocar placas identificando os principais riscos existentes. Atividade semelhante já foi realizada no dia Internacional de Redução de Risco, 8 de outubro, no Morro da Penitenciária

Outras ações também serão realizadas, até o final deste ano, nas comunidades do Horácio, Queimada, Mariquinha, Morro do Céu e Tico Tico.

A iniciativa integra o projeto "Percepção de Risco, a Descoberta de um Novo Olhar", desenvolvido pela Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania, através do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/UFSC).

O ponto de encontro na comunidade Santa Vitória, na Agronômica, é a Rua Visconde de Taunay, 528, próximo à Mercearia Santa Vitória, às 13h30min.

Foto: Ação Dia Internacional de Redução do Risco de Desastres.