Defesa Civil Estadual encerra capacitação dos coordenadores regionais

final_site

O sexto módulo de capacitação dos coordenadores regionais de Defesa Civil, que acontece entre esta terça-feira (21) e quarta (22), na sede da Secretaria, tratou hoje sobre as formas de mobilização dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) e a organização de planos de contingência nos municípios.

Este é o módulo que finaliza o curso dos regionais, que integrou no total de 180 horas, desde o dia 27 de fevereiro deste ano, contemplando 29 ministrantes do próprio quadro funcional e convidados. A cerimônia de entrega de certificados e equipamentos aos formandos do curso será quinta-feira (23), às 10 horas, no Centro Administrativo do Estado.

Nesta tarde, a exposição iniciou sobre as habilitações e formas de montar uma Nudec em áreas de risco. “O objetivo do núcleo é justamente trazer uma reflexão sobre a percepção de risco nas comunidades, construindo uma consciência coletiva acerca da preservação do meio ambiente local e mitigação de desastres, com a aplicação de ações preventivas”, ressaltou a ministrante e gerente de capacitação e projetos, Regina Panceri. A aula também abordou a responsabilidade dos agentes de Defesa Civil em estimular a integração de entidades públicas e privadas na criação dos núcleos, para preparar de forma adequada um grupo de voluntários em um mesmo edifício, rua ou bairro a desastres.

Também entrou em discussão a organização dos planos de contingência, a integração com o mapeamento de risco municipal e a coordenação de instituições responsáveis no planejamento de risco a partir do histórico de principais eventos adversos nas cidades catarinenses. Nesta quarta-feira (22), das 8 às 17 horas, o módulo será focado na segunda parte da explicação sobre os planos de contingência, na avaliação geral da formação dos coordenadores regionais, com o encerramento do curso.