Defesa Civil Estadual entrega mais kits de transposição.

Kit de transposição instalado em Xanxerê. Foto: Luciano Peri, coord. reg. da DCSC

O Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) realizou a montagem de mais dois kits de transposição de obstáculo nos municípios de Riqueza e Xanxerê. Esta é uma ação de resposta em apoio a municípios atingidos por eventos meteorológicos severos para a substituição de pontes ou pontilhões que foram comprometidos pela força da natureza. Os trabalhos foram acompanhados pelos coordenadores regionais da DCSC de Xanxerê, Maravilha e São Miguel do Oeste, além de representantes das prefeituras municipais.

A primeira ocorreu na terça-feira (10), na Linha Invernadinha no interior do município de Xanxerê, quando foi instalada a com 18 metros de comprimento por seis de largura . Já a segunda, com dez metros de comprimento por cinco de largura, foi finalizada na localidade de linha Consoladora, em Riqueza.

O projeto é uma parceria entre a DCSC, que fica responsável pelo transporte e montagem da estrutura pré-moldada, e as prefeituras que realizam a construção das cabeceiras. “Com 427 kits entregues desde o início do projeto, centenas de municípios do Estado já foram atendidos com o restabelecimento da mobilidade urbana e rural, isso resulta em milhares de catarinenses beneficiados”, explicou o chefe da DCSC, David Busarello. Segundo ele, os kits também são importantes para a economia das localidades já que garantem uma rota segura para o escoamento da produção agrícola e mais qualidade no turismo rural.

As estruturas são muito mais do que uma ação de restabelecimento da normalidade nas comunidades, elas são preventivas por serem projetadas acima da cota de inundação e com a ampliação da vazão dos rios ou córregos. Apenas este ano já foram entregues 12 kits de transposição de obstáculos o que representa um investimento de R$ 967.935,76.

Estrutura montada no município de Riqueza. Foto: Divulgação DCSC.