Defesa Civil Estadual envia 3.650 cestas básicas aos atingidos pelo vendaval

O município de São Miguel do Oeste, onde 450 pessoas foram afetadas pelo vendaval, receberá 3 mil cestas ainda hoje. Santa Cecília, Monte Castelo e Lebon Régis também serão beneficiadas pela carga, que saiu da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de Herval do Oeste esta manhã e deve chegar hoje às vítimas da tempestade.

A Defesa Civil Estadual já registrou ocorrências em 69 municípios do estado. A causa dos estragos em Guaraciaba, que declarou estado de calamidade pública, e Salto Veloso foi a formação de tornados.  Até a tarde desta quinta-feira, os dados da Defesa Civil informam que 88.866 pessoas foram afetadas pela tempestade da madrugada de terça-feira, 17 782 delas desalojadas ou desabrigadas.

De acordo com o secretário da Defesa Civil Estadual, Major Márcio Luiz Alves, o trabalho da Defesa Civil municipal está em pleno andamento, com a contabilização dos danos e prejuízos causados pelas intempéries. Segundo ele, os números devem aumentar com o repasse das informações para a Defesa Civil Estadual.

O Departamento Estadual de Defesa Civil autorizou em caráter emergencial a compra de lonas plásticas para serem utilizadas nos municípios mais atingidos pelo vendaval. Além disso, foi autorizada a compra de telhas e colchões para atender às vítimas das chuvas. O armazém da Conab em Erval do Oeste ainda tem 6 350 cestas básicas em estoque, prontas para serem enviadas aos municípios mais afetados. As cestas foram fornecidas pela Secretaria Nacional da Defesa Civil.