Defesa Civil Estadual monitora chuva na Grande Florianópolis, Planalto Sul e Sul

dsc09596

Durante todo o dia desta segunda-feira (08), a Secretaria de Estado da Defesa Civil monitora a situação da chuva nos municípios da Grande Florianópolis, Planalto Sul e Sul do Estado. Até o momento, às 17h30, três cidades informaram ocorrências devido às fortes chuvas: Urubici, Santo Amaro da Imperatriz e Timbé do Sul. As equipes das defesas civis dos municipios estão em campo, priorizando o atendimento às comunidades.

Foto: Prefeitura Uribici

De acordo com informações preliminares, em Urubici, ocorreram alagamentos e quedas de barreiras. Em Santo Amaro, um pontilhão foi destruído e algumas quedas de barreiras foram registradas. Já em Timbé do Sul, a defesa civil local informou que ocorreram alagamentos em estradas do interior.

O Ciram/Epagri informa que o volume de chuva registrado nas últimas 24 horas foi bastante significativo em algumas regiões. Na Grande Florianópolis, na capital, o volume de chuva foi de 34,5mm e em são José 32,4mm. No Litoral Sul, em Meleiro foram registrados 60,6 mm; Timbé do Sul 70,0 mm; Jacinto Machado 91,2 mm; Turvo 63,8 mm e Araranguá 91,6 mm.

Previsão
Entre segunda (08) e a manhã de terça-feira (09), o tempo fica instável com condições de chuva e trovoada em todas as regiões. Com risco de chuva forte em alguns momentos, temporal com ventania e granizo, especialmente no Planalto Sul, no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, onde os acumulados de chuva devem ultrapassar 100 mm em 36 horas, com chance de alagamentos principalmente para o Litoral Sul. A agitação marítima aumenta no decorrer da terça-feira com previsão de ondas de 2 a 3 m no litoral catarinense e picos de 4 m ao sul de Florianópolis. Essa condição se estende para a quarta-feira, sendo desfavorável a atividades de pesca e navegação de pequenas e médias embarcações. Risco de ressaca entre a terça e a manhã de quarta-feira.

Recomendações
A Secretaria Estadual da Defesa Civil recomenda que em caso de ventos fortes ou tempestades as pessoas devem procurar abrigo em locais seguros e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados. No caso de alagamentos, deve-se evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas.  Deve ser observado qualquer movimento de terra ou rocha e inclinação de postes e árvores próximas as residências. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros no 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento 24 horas, pelos números (48) 3244-0600 e 4009-9816.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel (48) 8843 3695 e email comunicacao@sdc.sc.gov.br.