Defesa Civil Estadual participa de Seminário Diálogo União Europeia-Brasil

cimg2930 

Representantes da Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) participam, em Brasília, do Seminário Diálogo União Europeia-Brasil: “Diálogos Setoriais para ações estratégicas de prevenção de Riscos de acidentes com produtos químicos perigosos”, nos dias 29 e 30 de agosto. O diretor de prevenção, Emerson Emerim, e a coordenadora do P2R2, Cristiane A. Nascimento, representam a Defesa Civil Estadual no evento.   

No primeiro dia, a programação contou com 10 apresentações, que compreenderam temas como: Diálogos Setoriais para ações estratégicas de prevenção de riscos de acidentes com produtos químicos perigosos; Apresentação Institucional do P2R2; Experiências Europeias na Gestão de Substâncias Químicas; Gestão de Substâncias Químicas no Brasil; Introdução à Análise de Riscos. No segundo dia, outras seis palestras acontecem com os temas: Proposta Metodológica para Mapeamento de Áreas de Risco de Acidentes com Produtos Perigosos; Diagnóstico Ambiental do Litoral Norte de SP; e ainda, os mapeamento de riscos de acidentes com Produtos Perigosos da Comissão Estadual P2R2 do Acre, de Pernambuco, do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

CE-P2R2 – Em Santa Catarina, a Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (P2R2) foi instituída, através do Decreto nº 553, de 27 de setembro de 2011, com o objetivo de implantar e promover ações de prevenção, preparação e resposta rápida a acidentes ambientais com produtos perigosos. O grupo é formado por representantes de instituições estaduais além de outros órgãos e entidades de interesse. A estruturação da Comissão no Estado é resultado de uma ação nacional, que se trata do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos, instituído pelo Decreto Federal nº 5.098, de 3 de junho de 2004. O P2R2 está vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).