A Secretaria de Estado de Defesa Civil (SDC) participou da III Reunião Técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), de 31 de outubro a 2 de novembro, no Instituto de Pesquisas e Tecnológicas (IPT), em São Paulo. O tema principal do workshop foi monitoramento e previsibilidade de fenômenos meteorológicos, ocorrência de fenômenos geodinâmicos e hidrológicos, como subsídio para a operação do Cemaden e de planos de ação preventiva e emergencial.
O gerente de monitoramento e alerta da Defesa Civil Estadual, Frederico Rudorff, palestrou na seção de hidrologia falando sobre o “Plano de Monitoramento e Alerta de Cheias do Rio Itajaí: parâmetros de monitoramento, critérios de alerta de risco de enchente, inundação e sua operação”. A Epagri/Ciram também participou do evento e o meteorologista Clovis Levien palestrou sobre “Previsões de alerta meteorológico para balizar Ações Preventivas de Enchentes, Inundações e Escorregamentos no Estado de Santa Catarina”.
De acordo com Frederico, “o evento foi uma oportunidade para conhecer e trocar experiências com diversas iniciativas no país que atuam no monitoramento e alerta, mapeamentos de risco e gestão de desastres”. Na ocasião, os participantes também conheceram a proposta de estruturação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais e verificaram a possibilidade de parcerias entre instituições.