Defesa Civil Estadual reforça ações na primavera

As estatísticas mostram que a primavera é o período do ano onde ocorreram os eventos climáticos com maior capacidade destrutiva em Santa Catarina. Neste cenário a Defesa Civil Estadual (DCSC) reforça neste período o nível de atenção e incentiva atividades de prevenção e desenvolver a resiliência em Santa Catarina.

A DCSC é referência internacional em estratégias de gerenciamento de riscos e desastres e no fomento de cidades e comunidades resilientes. “Incentivamos a resiliência das comunidades e a mitigação dos riscos nos municípios catarinenses”, ressaltou o Chefe da DCSC, David Busarello. Segundo ele, o objetivo é que todas as estruturas estaduais permaneçam integradas para proporcionar uma resposta rápida quando for necessário.

Maior Número de tempestades

O grande número de ocorrências meteorológicas na primavera é causado pelo choque de massas de ar frio ainda presentes sobre o hemisfério sul com as massas de ar quente, mais frequentes a partir deste período. Este quadro meteorológico ainda é reforçado pela localização geográfica do Estado que está situado em uma das regiões mais favoráveis para a formação de tempestades severas e eventos meteorológicos intensos da América do Sul. O resultado desta combinação é a ocorrência de vendavais, chuva, granizo, ou até mesmo, tornados.

“Por ser uma estação de transição, a primavera ainda possui incursões de massas de ar polar. Como temos maior número de horas de sol, mais aquecimento diurno e a disponibilidade umidade, temos condições favoráveis a contrastes térmicos mais evidentes e a formação de tempestades mais severas”, explicou o meteorologista chefe da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) Murilo Fretta.

Liberação da SC 390 no município de Alto Bela Vista, no dia 15 e outubro, após deslizamento que bloqueou a rodovia. Foto: Divulgação DCSC.

Segundo ele, nesta época também são comuns sistemas aglomerados de tempestades que interagem entre si, muitos deles organizados em linha, que causam fortes ventos onde passam.

O meteorologista reforça que na primavera as tempestades geralmente vem acompanhadas de ventos fortes, granizo e chuva intensa, características que podem resultar em enxurradas. Com base nos dados coletados durante 28 anos, o Atlas do CEPED/UFSC, aponta que o maior número de ocorrências de granizo é registrado nos meses de primavera, especialmente setembro e outubro com mais de 150 registros no período analisado. Da mesma forma, os tornados ocorrem com mais frequência na estação das flores, principalmente no mês de Outubro.

Monitoramento e Alerta

Atualmente Santa Catarina tem 100% do território monitorado por uma rede de radares meteorológicos, por imagens de satélite em tempo real e centenas de estações meteorológicas. O monitoramento é feito 24 horas por dia, sete dias por semana, por uma equipe especializada que fornece informações antecipadas e confiáveis para a população.

As informações estão disponíveis no site da DCSC, redes sociais, emissoras de TV por assinatura, mensagens SMS, e grupos de WhatsApp para imprensa e agentes de proteção e defesa civil.

Monitoramento Meteorológico realizado no Centro INtegrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, em Florianópolis. Foto: Flávio Jr DCSC

Participação da População

Atualmente o grande desafio é ampliar o sentido de autoproteção da população através da mudança de cultura. A DCSC busca que as pessoas se tornem protagonistas, saindo de uma situação passiva e se tornando cidadãos preparados para interpretar os alertas e com condições de desenvolver ações de preparação e mitigação. “São atitudes que podem fazer a diferença”, destacou o Diretor de Gestão de Desastres da DCSC, Daniel Dutra. Ele comentou que com base nos alertas é possível preparar a comunidade e o local onde moramos para o enfrentamento de eventos extremos. “No caso de alerta de chuvas intensas é possível recolher o lixo da rua para que os entulhos não obstruam o sistema de drenagem pluvial evitando alagamentos. Em situações de vento intenso orientamos que objetos que possam ser arremessados pela força do vento, como madeira e cadeiras, sejam presos ou guardados”, explicou. A Defesa Civil disponibiliza no site, no endereço www.defesacivil.sc.gov.br, informações de como a população deve agir em caso de desastres, o monitoramento climático e o Plano Familiar de emergência.

Informações adicionais para imprensa:
Flávio Vieira Júnior
Secretaria de Estado da Defesa Civil – DC