Defesa Civil Estadual registra diversas ocorrências devido às fortes chuvas e a queda de granizo

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) registrou na segunda-feira (12) e nesta terça-feira (13), ocorrências em diversos municípios devido às fotes chuvas e a queda de granizo. As estimativas de danos e prejuízos ainda são preliminares, pois as equipes de defesa civil atuam no atendimento às comunidades atingidas.

No município de Governador Celso Ramos, a queda de granizo na noite de segunda-feira (12) danificou 30 residências. Em Florianópolis, a forte chuva provocou o deslizamento de uma pedra de aproximadamente 200 toneladas, que atingiu quatro residências e deixou 14 residências interditadas por estarem em área de risco. Uma morte foi registrada no local.

Na cidade de Palhoça devido às fortes chuvas ocorreram vários pontos de alagamentos nos bairros Centro, Ponte Imaruí, Barra do Aririu, Pontal, Jardim Eucalipto, Caminho Novo, Frei Damião e Brejaru. No Bairro Jardim Eucalipto a defesa civil juntamente com o Corpo de Bombeiros retirou 20 crianças de uma creche. E também um casal de idosos foi levado para casa de parentes, pois a residência apresenta problemas estruturais.

Em São José, a defesa civil registrou pontos de alagamentos em vários bairros. No município de Curitibanos, devido ao granizo, no Distrito de Santa Cruz do Pery. Foram afetadas 280 pessoas e ficaram danificadas 60 residências.

Devido ao granizo ocorrido na noite de segunda-feira (12), o município de Biguaçu registrou prejuízos em 350 residências. Três mil pessoas foram atingidas no total. O serviço de energia ficou prejudicado. O município decretou Situação de Emergência. A Defesa Civil Estadual já atende com colchões, cobertores, lona e telhas. As áreas mais atingidas foram as comunidades de Tijuquinhas, Loteamento Ipacaraí, Cachoeiras, Loteamento Jardim Carolina e Areias de Cima, Praia de Baixo, Balneário São Miguel e Prado Saudade. Na área rural, as comunidades de Santa Catarina, Alto Biguaçu, Rússia, Santa Cruz, Encruzilhada, Três Riachos, Sorocaba de Dentro, Sorocaba de Fora e Fazenda. O abastecimento de energia, transporte e comunicação ficaram prejudicados.

Em Balneário Barra do Sul, o granizo atingiu as regiões do Centro, Salinas e Costeiras. Segundo informações da Coordenadoria Regional Norte, o vendaval forte juntamente com granizo causou danos em diversos bairros do município. Ficaram desalojadas 30 pessoas e 400 afetadas no total.  Ficaram danificadas 199 residências e tiveram problemas no sistema de energia. A Defesa Civil Estadual, conforme solicitação do município, destinou lona e telhas para os atendimentos aos afetados.