Defesa Civil fará a entrega de novas pontes

O Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina (DCC), fará a entrega de mais quatro kits de transposição metálicos e dois pré moldados de concreto. A ação foi firmada após a assinatura de termos de compromisso com as prefeituras de Cerro Negro, Lages e Rio Rufino. O evento foi realizado na última segunda-feira (10) na sede da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em Lages, e contou com a presença do governador Calos Moisés, parlamentares, prefeitos e autoridades.

A DCSC já realizou a instalação de 405 Kits de transposição de concreto em todas as regiões do Estado. O projeto prevê a parceria com os municípios que ficam a cargo apenas da construção das cabeceiras. A DCSC realiza o transporte e montagem das estruturas pré-moldadas. A ação é destinada para o apoio de reconstrução após por fortes eventos climáticos que venham a danificar ou destruir pontes.

Já os kits metálicos fazem parte de um projeto inovador que busca sustentabilidade, economia e prevenção. No projeto o aço utilizado durante a reforma da ponte Hercílio Luz foi reaproveitado e beneficiado. A DCSC fornece as vigas prontas e o suporte técnico necessário e as prefeituras realizam o transporte, montagem e construção do piso de concreto. Serão cerca de 530 estruturas que estão sendo destinadas para a substituição de pontes precárias.

A Defesa Civil apoia os municípios catarinenses nos momentos mais difíceis e também na preparação para o enfrentamento de eventos extremos”, comentou o chefe da DCSC João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, neste processo a busca pela resiliência faz parte da estruturação das cidades e com isso preservamos vidas e reduzimos os prejuízos. “Essas novas pontes que serão entregues vão levar mais segurança para as pessoas que trafegam nas localidades e propiciar a redução de possíveis impactos na economia, com a garantia no escoamento da produção”, completou.