Defesa Civil informa situação das chuvas em Santa Catarina

O Departamento Estadual de Defesa Civil (DEDC) informa que desde janeiro deste ano, as chuvas têm atingido diversos municípios catarinenses. Até o momento, o número de municípios em Situação de Emergência é de 97 e um em Estado de Calamidade Pública, Mirim Doce. As chuvas têm ocorrido no Estado de forma isolada, atingindo regiões diferentes.

O relatório dos decretos é atualizado diariamente e pode ser acompanhado no site da Defesa Civil Estadual – www.defesacivil.sc.gov.br, no espaço Serviços, link Decretações [Confira aqui]. Lá, estão disponíveis os municípios em Situação de Emergência no Estado, desde janeiro.

De acordo com o Ciram/Epagri, a frente fria entre Santa Catarina e Paraná, mantém a condição de chuva e temporal isolado. Na quinta (10) e a sexta-feira (11) a previsão é para períodos maiores de melhoria com sol, mas persistem as pancadas de chuva entre a tarde e noite, por vezes se estendendo para a madrugada e início da manhã. Não se descarta o risco de chuva forte e temporal isolado com rajadas intensas de vento e granizo.

As recomendações da Defesa Civil Estadual prosseguem, no caso de ventos fortes ou tempestades as pessoas devem procurar abrigo em locais seguros e evitar o trânsito em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que podem ser arremessados.

Em alagamentos, a população deve evitar contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
 
No caso de deslizamento de terra, as pessoas devem observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. É recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros pelos telefones 199 ou 193, respectivamente.

A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3244-0600 ou 4009-9816.

Informações adicionais: Jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel (48) 8843.3695 e 4009.9885 e-mail: defesacivilsc@gmail.com