Defesa Civil instala kit de transposição (ponte) em Brusque.

O Chefe da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), David Busarello, acompanhou nesta quinta-feira, 18, a montagem de mais um kit de transposição de obstáculos. A estrutura foi instalada na comunidade de Ponta Russa, no Município de Brusque, para substituir uma antiga ponte precária que foi afetada durante uma enxurrada. O Kit de transposição possui 12 metros de comprimento por 10 de largura e está orçado em R$ 157.451,00.

Esta ação do Governo do Estado é fruto da parceria entre a DCSC, que realizou o transporte e montagem das peças pré-moldadas, e a Prefeitura do Município que ficou responsável pela construção das cabeceiras.

“O objetivo da DCSC é prestar o apoio necessário tanto na preparação, quanto na resposta e restabelecimento dos municípios atingidos por eventos extremos”, comentou o chefe da DCSC. Segundo ele, o Projeto de Kits de Transposição também é uma iniciativa preventiva já que as novas estruturas são instaladas acima da cota de inundação e com a capacidade hídrica ampliada. “As estruturas suportam mais de 20 toneladas, melhoram a mobilidade das comunidades e impulsionam a economia com a garantia de escoamento da produção agrícola e o turismo rural”, destacou Busarello.

Até o momento a DCSC realizou a montagem de 431 pontes o que representa um investimento de R$ 26.565.866,21. Apenas este ano foram instaladas 17 estruturas, em 15 municípios catarinenses, com o emprego de R$ 1.373.617, 82

Reunião com o Prefeito de Brusque, Ari Vequi. Foto: Divulgação PMB.

Roteiro em Brusque.

Ainda no município de Brusque o Chefe da DCSC, David Busarello acompanhou a construção da nova ponte do Guarani que teve a estrutura antiga destruída durante uma forte tempestade em junho deste ano. A obra já está 60% concluída. O Prefeito de Brusque, Ari Vequi, agradeceu a presença de Busarello e o trabalho que está sendo prestado pelo Governo do Estado. “Quero novamente agradecer ao Governo, pois no mesmo dia em que ocorreu a enxurrada que ocasionou a queda da ponte do Guarani, se fez presente no nosso município e colocou à disposição o convênio de R$ 1,2 milhão. Com a parceria entre Estado e Município, podemos atender às demandas da nossa população”, completou Vequi.

Em seguida Busarello realizou uma visita na sede da Defesa Civil Municipal onde conheceu a estrutura e reforçou que a DCSC está a disposição de Brusque.

Visita à sede da Defesa Civil Municipal de Brusque. Foto: Divulgação DCSC.