Defesa Civil lança portal do Programa SC Resiliente

Dando continuidade ao Programa SC Resiliente o Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina,  libera acesso ao Portal do Programa na próxima sexta-feira (31).

O objetivo do Programa SC Resiliente é fortalecer a capacidade de resposta dos municípios para as situações adversas através de ações de redução de riscos de desastres, com o incentivo direto e reconhecimento formal da Defesa Civil de Santa Catarina.

O Portal reúne informações e serve de  referência para os municípios que buscam aderir ao Programa. Esta ação marca o início do primeiro ciclo que será finalizado em abril de 2021, quando os municípios receberão as certificações. As fases posteriores terão duração de dois anos. Cada ciclo completo é composto pela dinâmica de adesão, caracterização municipal, montagem da Agenda de Resiliência, homologação pela Defesa Civil, realização, monitoramento, avaliação e certificação.

Segundo o diretor de gestão da educação, Alexandre Corrêa Dutra, podem aderir ao Programa SC Resiliente gestores públicos (prefeitos e coordenadores de Proteção e Defesa Civil) dos municípios catarinenses. “O Programa SC Resiliente pretende fortalecer a cultura de resiliência a desastres no Estado de Santa Catarina, favorecendo a atuação municipal de forma prática e participativa”, completou.

O SC Resiliente também vai habilitar os municípios participantes a ganhar um reconhecimento internacional mais amplo em relação às ações de resiliência executadas.

O acesso ao portal e adesão ao Programa poderá ser feito, a partir da próxima sexta-feira (31), através do endereço eletrônico www.scresiliente.sc.gov.br.

WhatsApp Image 2020 01 30 at 12.43.20Resultados diretos

Dentro do Programa SC resiliente cada município participante vai construir uma “agenda de resiliência”. Ou seja, um conjunto de compromissos assumidos entre três categorias de atuação possíveis: Capacitações; Ações Estruturais e Não Estruturais; Parcerias e Financiamentos.

A concretização desta agenda vai resultar em benefícios diretos para as pessoas e ampliar a capacidade de resposta e enfrentamento a desastres das cidades catarinenses. “Assim estaremos juntos construindo uma sociedade mais preparada e melhorando a qualidade de vida das pessoas”, comentou Corrêa.