Defesa Civil monitora a situação das chuvas e dos fortes ventos no Estado

dsc06994

A Secretaria de Estado da Defesa Civil, por meio da diretoria de Resposta aos Desastres, continua monitorando as ocorrências devido às chuvas e os fortes ventos no oeste catarinense, durante a terça e quarta-feira (21 e 22). Conforme  relatório, cinco municípios decretaram Situação de Emergência: Romelândia, Galvão, Marema, Santa Terezinha do Progresso e Lageado Grande.

Foto: Romelândia

Em Chapecó, a precipitação de chuva registrada até as 16 horas desta quarta-feira (22) foi de 140 mm. Aproximadamente 40 casas foram alagadas nos bairros Eldorado; Lajeado São Jose; Tiago; Marechal Bormann; Santa Luzia; São Pedro; Palmital; Santa Maria; Jardim do Lago; Centro.

No município de Saudades, a enxurrada deixou 30 desalojados, 12 residências danificadas e 1.100 afetados no total. O sistema de água, transporte e comunicação ficou prejudicado.

Em Romelândia, uma pessoa ficou desalojada e 930 foram afetados. No município de Galvão, o vendaval deixou 100 pessoas ficaram desalojadas, 12 desabrigadas, 200 residências destelhadas e 800 afetados. Todos os serviços essenciais ficaram prejudicados: água, energia, transporte e comunicação.

Na cidade de Marema foram afetadas 2.203 pessoas, sendo 78 desalojados e 25 desabrigados. Cento e cinco casas ficaram danificadas.

Santa Terezinha do Progresso, Planalto Alegre, Lageado Grande e Caxambu do Sul também comunicaram prejuízos para a diretoria de Resposta aos Desastres. As equipes estão em campo realizando os levantamentos.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8843.3695 e email comunicacao@sdc.sc.gov.br.