Defesa Civil Nacional realiza capacitação para radioamadores em Joinville

A Defesa Civil de Joinville em parceria com o CRAJE – Clube de Radioamadores de Joinville realiza nesta sexta-feira (19) e no sábado (20) o curso de capacitação de “Comunicação em Emergências para Radioamadores” com o Coordenador da RENER e técnico da Defesa Civil Nacional, Paulo Cesar de Souza Santos.

Fonte: Defesa Civil de Joinville

O curso será ministrado em duas etapas, hoje a noite (19) das 19h30 às 21h30, o curso será voltado para  voluntários da Defesa Civil, membros da COMDEC e interessados pelo assunto. As inscrições foram feita durante toda semana pela Defesa Civil e até o momento são 58 pessoas inscritas para participar da palestra/treino.

Na capacitação em emergência para Radioamadores conhecida como CAER, a Secretaria Nacional de Defesa civil, apresenta o Projeto RENER (Rede Nacional de Emergência de Radioamadores), abordando alguns pontos como: –   Objetivos,  –   Radioamadorismo, uniformização de conceitos, – Dificuldades do Radioamador brasileiro em relação à mídia, – Desconhecimentos, por parte do público, das atividades radioamadorísticas, – Internet x Radioamadorismo, –  Definição das ações dos Radioamadores, –  Bandas (freqüências) e propagação- Legislação entre outros assuntos assuntos.

No sábado pela manhã o curso será das 08h00 às 12h00 e é um pouco mais técnico, voltado para quem já é radioamador , terá a duração de 4 horas  e abordará tópicos como:  – uma apresentação geral do Projeto RENER, – Demonstração dos tópicos abordados na palestra para os representantes da Defesa Civil, – Comentários e esclarecimentos a respeitos de normas e legislações sobre radioamadores, – Aspectos técnicos éticos, práticos e debate em geral. As inscrições foram feitas pelo CRAJE e conta com a inscrição de 40 pessoas de toda a região.

O curso será ministrado na sede do CRAJE, próximo ao zoobotânico.

A Rener
A Rede Nacional de Emergência de Radioamadores – Rener foi criada pela Portaria Ministerial MI-302, de 24 de outubro de 2001, publicada no Diário Oficial da União nº 201, Seção I, de 26 de outubro de 2001, com o objetivo de suprir os meios de comunicações usuais, quando os mesmos não puderem se acionados, em razão de desastre, situação de emergência ou estado de calamidade pública.

O Radioamador, ao longo dos tempos e no mundo todo, tem demonstrado a importância das comunicações, quando chamados para ajudar em situações nas quais o seu serviço humanitário e voluntário seja colocado à disposição das autoridades e em benefício da população.

Países como Estados Unidos da América, Japão, México, Espanha, Colômbia, Argentina, para citar alguns, possuem Redes de Emergência de Radioamadores, integrada com as autoridades competentes, sempre disponíveis e operantes, nas situações de terremotos, inundações, desabamentos, deslizamentos, incêndios florestais, epidemias, furacões, secas, busca e salvamento de aeronaves e embarcações e outras.

O Ministério da Integração, criando a RENER e colocando a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão – LABRE como coordenadora da operação conjunta Defesa Civil e Radioamadores reconhece, oficialmente, o valor do radioamadorismo e dos Radioamadores brasileiros.

Mais informaçõe com o coordenador de prevençlão da Defesa Civil de Joinville: Milton Juares Farikoski, pelo telefone (47) 9625 8532.