Defesa Civil palestra para CESPORTOS-SC em Imbituba

IMG 0131

O Diretor de Resposta a Desastres Mj BM Aldo Baptista Neto palestrou na manhã desta terça-feira (12) no Porto de Imbituba para a Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis em SC, a CESPORTOS. O tema foi o incêndio químico em São Francisco do Sul.

Durante a apresentação, Major Neto contou como foi a ação e a experiência  no evento que durou 4 dias envolvendo uma carga de fertilizantes. Todos os dados foram expostos para as 30 pessoas de várias entidades que compareceram. De que forma essas informações foram trabalhadas, como foram repassadas para a imprensa, o planejamento das tarefas e assuntos ligados a legislação do meio ambiente foram tratados. De acordo com o Major, a experiência de trabalhar no desastre tecnológico serviu como um grande desafio para todas as 25 instituições que auxiliaram no combate a fumaça “ Por conta de eventos como o de São  Francisco do Sul é importante salientarmos que todas as instituições públicas e privadas  invistam na prevenção, elaborando planos de contingência e preparando cada vez mais profissionais para atuar em eventos inesperados de grande porte” .

Para concluir a palestra, o Diretor de Resposta da SDC falou da importância de incrementar leis municipais quando o assunto é desastre natural e da necessidade de criar forças tarefas em órgãos estaduais que atuem na intervenção de eventos extraordinários.

Sobre o evento em São Francisco do Sul:

O incêndio químico no depósito de fertilizantes começou no final da noite de terça-feira (24) de setembro. Pelo menos 157 pessoas foram hospitalizadas após inalarem a fumaça. Um bombeiro também foi hospitalizado.

Cerca de dois milhões de litros de água foram usados no combate ao incêndio. Mais de 200 bombeiros militares e voluntários se revezaram nos trabalhos. Além disso, 400 pessoas que moram perto da fumaça foram levadas para abrigos. A prefeitura calcula que 10 mil moradores também deixaram a cidade por conta própria. O governador Raimundo Colombo decretou situação de emergência em São Francisco do Sul durante a ocorrência.