Defesa Civil participa  de audiência pública sobre barragens

Participaram representantes de agências de Governo, da sociedade civil organizada e moradores das regiões onde existem as estruturas. O principal objetivo da audiência, realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, foi debater a segurança das barragens e buscar iniciativas para que a situação permaneça sob controle no território catarinense.

Durante o encontro o Secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Jr, esclareceu dúvidas e apresentou os trabalhos realizados pela Defesa Civil sobre à fiscalização dos Planos de Ação de Emergência (PAE) das barragens em Santa Catarina.

IMG 1170

Audiência pública realizada na Assembleia Legislativa (FOTO: Flávio Jr – SDC ASCOM)

“A Defesa Civil se preocupa principalmente com os planos de emergência em caso de um rompimento de qualquer tipo de barragem. Se há um planejamento para avisar a população sobre o perigo, para onde as pessoas podem ir, ou seja. se esse planejamento é eficaz. Essa é nossa atual preocupação hoje”, comentou João Batista.

Segundo ele, os coordenadores regionais da SDC estão realizando o levantamento da existência do PAE em todas as estruturas, no segundo momento cada plano será analisado para garantir a qualidade e o envolvimento da comunidade em situações de emergência.

“Não adianta apenas chamar a Defesa Civil, é preciso existir um trabalho preventivo, com avisos sonoros e treinamento da população. Isso é obrigação do empreendedor, que opera as barragens, conforme definido pela política nacional de segurança do setor”, reforçou.

Mais uma vez o Secretário chamou a atenção para a barragem de José Boiteux, no Alto Vale.  Ele apresentou um histórico sobre a estrutura e apontou as ações necessárias para que a Barragem volte a operar normalmente.  “O canal extravasor não foi construído e não foi realizado um estudo de impacto ambiental e social. Assim, cada vez que a barragem entra em operação existem comunidades que ficam isoladas”, disse.

O secretário completou que Santa Catarina aguarda apenas o repasse dos recursos devidos para a solução final da situação.