Defesa Civil participa de evento na Holanda sobre inundações

Entre os dias 25 e 27 de junho ocorre, em  em Delft na Holanda, a conferencia da Global Flood Partnership (GFP – Parceria para Inundações Globais). O GFP é um grupo multidisciplinar de cientistas, agências  operacionais e gestores de riscos de inundações com o foco no desenvolvimento de ferramentas de inundações em nível mundial. O objetivo é estabelecer parcerias para previsão, monitoramento e avaliação de impacto de inundações para fortalecer a preparação e resposta e reduzir perdas  por inundações.

WhatsApp Image 2018-06-25 at 14.20.40

Segundo o gerente de alertas da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Frederico Rudorff, a participação nesta conferência  é uma oportunidade ímpar para conhecer o estado da arte das ferramentas e projetos existentes para a previsão, monitoramento e mapeamento de inundações. “É um evento onde podemos trocar experiências e estabelecer parcerias com instituições de diversas nacionalidades”, explicou Rudorff.

WhatsApp Image 2018-06-25 at 14.20.32

O tema deste ano é “Construindo pontes para estreitar a lacuna entre a ciência e os usuários”. Na conferência, estão sendo debatidas as melhores práticas para proporcionar o dialogo entre cientistas e usuários e como os produtos do GFP e o conhecimento dos especialistas podem trabalhar em sinergia para prover informações importantes para gestores de emergências em diferentes estágios, antes, durante e após eventos severos.

O estado de Santa Catarina está implementando um sistema de previsão de inundações e estiagem, através de um serviço que foi contratado em dezembro de 2017 e que irá prover boletins de previsão de vazão, nível do rio e mapas de inundações para 30 municípios de Santa Catarina. Da mesma forma, desenvolver um sistema de apoio a decisão para a operação das barragens de contenção de cheias de Ituporanga, Taio e José Boiteux, na Bacia do Rio Itajaí. Neste projeto estão sendo utilizados dados de radares meteorológicos, satélite, modelos de previsão do tempo e de estações pluviométricas e hidrológicas.

A participação no evento foi patrocinada pelo Centro Comum de Investigação Européia (JRC) e faz parte de uma colaboração conjunta com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres,  CEMADEN.