Defesa Civil participa de Workshop do Banco Mundial

Está sendo realizado em Florianópolis o Workshop, promovido pelo Banco Mundial e BRDE, “Contextualização da Resiliência Urbana da linha de Credito – BRDE SUL RESILIENTE”. O  Secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, participa do evento que tem como foco definições sobre os recursos oriundos do Banco Mundial, destinados aos municípios para obras de prevenção e mitigação. Ou seja, no evento serão definidas metodologias e demandas prioritárias de aplicação de recursos buscando a capacidade  própria de recuperação do municípios

WhatsApp Image 2019 04 26 at 09.42.23

Workshop do Banco Mundial. SDC – Divulgação

O Secretário destacou que hoje o planejamento de proteção e defesa civil deve levar em conta as mudanças climáticas e que o foco dos administradores deve ser os municípios. “A Defesa Civil de Santa Catarina está investindo muito no apoio aos municípios. É lá que as pessoas moram, é lá que as infraestruturas devem ser constituídas”, destacou. Para ele, as defesas civis devem ter profissionais bem treinados e a população deve ser educada e capacitada para receber alertas e colocar em prática o plano de contingência. “Apenas assim teremos uma sociedade resiliênte”, finalizou.

Atualmente a Defesa Civil de Santa Catarina é apontada pela Instituição como referência internacional. Na tarde de quinta-feira (25) foi promovida uma visita dos participantes do Workshop ao Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (CIGERD). Na oportunidade  foram apresentados os avanços alcançados pelos catarinenses na área nos últimos anos.

Visita ao CIGERD de Florianópolis. FOTO: Flávio Jr. ASCOM SDC

Participaram do evento as defesas civis do Paraná e Rio Grande do Sul, a Secretaria Nacional de Defesa Civil,  e órgãos que atuam nas áreas de meio ambiente e planejamento territorial.