Defesa Civil promove curso sobre hidrologia.

A Defesa Civil de Santa Catarina vai realizar, nos dias 13, 20 e 27 de novembro, o Curso Básico de Hidrologia aplicado à Proteção e Defesa Civil. O treinamento será ministrado pela Engenheira Karine Xavier e tem por objetivo instruir os coordenadores regionais e municipais de defesa civil nos temas relacionados à hidrologia que são empregados nas atividades de proteção e defesa civil. O Curso também busca preparar os profissionais para a utilização das Cartas de Inundação e do Sistema de Previsão de Eventos Hidrológicos Críticos que estão sendo entregues e apresentados para diversos municípios catarinenses.

WhatsApp Image 2019 11 07 at 12.46.46

Durante os encontros serão abordados os conceitos básicos em hidrologia, barragens, drenagem urbana, eventos extremos (cheias e estiagens) e ocorrências desencadeadas por eventos hidrológicos. A carga horária será de 12 horas, sendo quatro horas por encontro. As aulas serão realizadas no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Florianópolis (CIGERD SC), sede da Defesa civil de Santa Catarina, e serão transmitidas através de vídeo conferência aos demais CIGERDs espalhados pelo Estado.

As inscrições podem ser realizadas através do link: http://twixar.me/jZKT . Durante a inscrição os interessados podem responder uma pesquisa sobre os temas de interesse que gostariam que fossem aprofundados no curso.

Segundo o Chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior, o curso vai preparar os profissionais de defesa civil para os desafios enfrentados nas ações de gestão de riscos e de desastres a eventos como cheias, enxurradas e estiagens. Da mesma forma vai servir de ferramenta de planejamento urbano aos servidores públicos municipais responsáveis pela gestão territorial e urbana. “É uma oportunidade ímpar para a capacitação dos coordenadores e demais servidores estaduais e municipais que trabalham na proteção e defesa civil, e para apoiar os municípios na construção de comunidades resilientes”, comentou. Segundo ele, o treinamento também está aberto para estudantes, técnicos e para a comunidade em geral.