Defesa Civil realiza capacitação sobre produtos perigosos

Nesta semana a GerÊncia de Produtos Perigosos da Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) concluiu mais uma capacitação de profissionais de diversas instituições que atuam na fiscalização e em emergências com produtos perigosos. O tema abordado no curso foi a legislação e procedimentos a serem tomados em possíveis emergências envolvendo produtos químicos.

A atividade teórica ocorreu no auditório da AMPLANORTE, na cidade de Mafra, e contou coma participação de representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), CIDASC, SDC, Conselho Regional de Química (CRQ), SEINFRA, ANTT, IMETRO, ARTERIS AUTO PISTA PLANALTO NORTE, totalizando cerca de 40 profissionais.

A palestra  foi ministrada pelo Gerente de Produtos Perigosos da SDC, Almir Viera. Ele apresentou as atividades desenvolvidas através da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CE- P2R2),  a importância da integração das instituições na atividade preventiva e de resposta, a emergências e a legislação pertinente.

WhatsApp Image 2019 03 27 at 17.59.07

Fiscalização realizada após a conclusão da parte teórica. (FOTO: Divulgação)

Na segunda etapa foi realizado a atividade de fiscalização preventiva junto ao posto da PRF em Mafra. Durante a operação os participantes colocaram em prática tudo que foi repassado durante o curso durante abordagens à caminhões.

“Segundo Almir Vieira, o objetivo foi alcançado. “Foram dois dias de muita atividade que resultarão em mais ações preventivas, levando segurança em relação ao transporte deste tipo de produtos”, comentou.

Já o Secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, ressaltou que a SDC entrou em uma fase onde, além de uma atenção especial aos municípios, a capacitação e a educação são pilares norteadores do planejamento. “Através de nossa estrutura de videoconferência, em apoio a outros órgãos, e com os cursos que realizamos conseguimos levar conhecimento para mais de 2400 pessoas que participaram de 118 atividades apenas este ano”, finalizou.