Defesa Civil realiza entrega de Cartas de Inundação Norte do Estado.

O Estado de Santa Catarina é um dos mais impactados por de desastres. Todos os anos as inundações e secas chamam a atenção e os impactos econômicos e sociais são sentidos pelos catarinenses, tanto em relação aos eventos extremos, como pela ocupação desordenada.

Com o objetivo de preservar vidas e reduzir prejuízos, o Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina, está investido na prevenção e mitigação de riscos de desastres. Com base nas atividades do Serviço de Previsão de Eventos Hidrológicos Críticos (SPEHC), foram entregues na última quinta-feira (17) as “Cartas de Inundação e Sistema de Previsão de Eventos Hidrológicos Críticos”. O documento será repassado oficialmente para trinta municípios. Na etapa, realizada no Norte do Estado, foram entregues para as cidades de Camboriú, Guaramirim, Jaraguá do Sul e Joinville.

IMG 5688

A entrega foi realizada no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Joinville. Foto: Flávio Jr, Ascom DC SC.

“O objetivo é instrumentalizar as Defesas Civis na previsão de cheias e inundações e para o apoio na operação das ações de proteção e defesa civil”, comentou o Chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, os produtos hidrológicos poderão ser utilizados pelos municípios na gestão de cheias, mapeamento e análise de riscos hidrológicos, nas redes de monitoramento e alerta, e também no planejamento urbano e territorial. “O sistema de previsão hidrológica é mais uma ferramenta que está disponível para os municípios para apoiar no planejamento e gestão de cheias”, completou.

Já o coordenador de monitoramento e alerta da Defesa Civil, Frederico Rudorff, explicou que as informações qualificadas e antecipadas trarão mais segurança para as pessoas. A ação também vai contribuir para a minimização dos impactos e prejuízos econômicos. “O sistema de previsão é mais uma ferramenta à disposição dos municípios nas ações de socorro e emergência através das atividades de prevenção e preparação ao enfrentamento de desastres”, finalizou.