Defesa Civil realiza manutenção de estações hidrológicas

Nesta semana a Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) concluiu a manutenção preventiva e corretiva de algumas estações hidrológicas da instituição. O objetivo foi manter a qualidade dos dados coletados que são utilizados do Sistema de Previsão de Eventos Hidrológicos Críticos (SPEHC) em 13 municípios do Vale do Itajaí e da mesma forma na operação das barragens administradas pela DCSC.

A instituição contratou, ainda em 2019, a aquisição, instalação e configuração de estações telemétricas de nível, réguas limnimétricas e estações fluviométricas, incluindo medições de níveis automático nas Barragens Sul, em Ituporanga, Oeste, em Taió, e Norte, em José Boiteux, além de Lages, no rio Caveiras. Os dados coletados são utilizados diariamente no monitoramento hidrológico realizado pela Coordenadoria de Monitoramento e Alertas da DCSC (COMAL).

A instalação desses dispositivos em locais estratégicos proporciona a correta operação das barragens de contenção de cheias” comentou o assessor técnico da DCSC Victor Luis Padilha. Segundo ele, além da manutenção foram realizadas medições de descarga líquida para estabelecer a relação entre nível de rio e vazão do rio em períodos distintos e assim apoiar a tomada de decisão em épocas de estiagem e cheias.

Atualmente a DCSC conta com um setor de meteorologia e hidrologia que atua 24 horas por dia, sete dias por semana para prestar um serviço dedicado de monitoramento e alerta para a população.

Manutenção em estação hidrológica. Foto: Divulgação DCSC