Defesa Civil realiza operações de fiscalização de transporte de produtos perigosos

Publicada em 17/09/2021.
Abordagem de Caminhão com combistível. Foto: Divulgação DCSC.

Dando continuidade ao cronograma de operações a Seção de Produtos Perigosos da DCSC realizou nesta semana três ações de fiscalização. No total 85 veículos foram vistoriados e 52 autuações emitidas. A iniciativa é fruto da parceria entre as entidades que fazem parte da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CE-P2R2),

As operações foram realizadas nos municípios de Guaraciaba, Maravilha e São Lourenço do Oeste. O objetivo foi proporcionar mais segurança para quem trafega nas rodovias Federais e Estaduais de Santa Catarina. Participaram das operações técnicos da Defesa Civil Estadual, Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Conselho Regional de Química, AMBIPAR e as polícias rodoviárias Militar e Federal.

“A prevenção faz a diferença, por isso é importante a orientação, tanto para os condutores de cargas perigosas, quanto aos agentes de fiscalização que devem ter as ferramentas necessárias para a verificação deste tipo de carga”, destacou o chefe da Seção de Produtos perigosos da DCSC, Cel. PMSC Renato Silva. Segundo ele, a fiscalização ajuda a prevenir acidentes. Da mesma forma, os documentos e sinalizações da carga e do veículo em dia e precisos facilitam as ações de socorro e resposta em possíveis acidentes envolvendo cargas de produtos perigosos.

Conferência de equipamentos de sinalição e proteção individual. Foto: Divulgação DCSC.