Defesa Civil realiza simulação de evacuação

Na última quarta-feira (22) a Secretaria de Estado da Defesa Civil realizou um grande treinamento de evacuação e resposta a emergências no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (CIGERD). Na ação, que faz parte da Semana Estadual de Defesa Civil, foi simulado um incêndio nas dependências do Centro. Foi empregada a Brigada de Incêndio Interna, viaturas e aeronave do Corpo de Bombeiros, instituição parceira na atividade.

Simulado dc

Orientação aos colaboradores da Defesa Civil no ponto de encontro de evacuação. FOTO: Franco Mendonça ASCOM SDC.

“A preparação dos nossos servidores foi perfeita cada pessoas fez a sua parte, assim, estamos preparados para qualquer emergência”, destacou o Cel Alexandre Correa Dutra. Segundo ele, a idéia foi tomar o tempo de saída de evacuação, de acionamento e chegada das forças do Corpo de Bombeiros Militar. Corrêa completou destacando que a participação do Corpo de Bombeiros foi fundamental com a disponibilidade de efetivo, viaturas e aeronave. “Consideramos que nosso exercício foi um sucesso. Com o treinamento cada um sabe a função e a missão que deve cumprir em situação emergência”, finalizou.

Qualquer local com grande circulação de pessoas deve ter um plano de evacuação e emergência. Até mesmo em nossas casas podemos ser surpreendidos por situações que fogem a normalidade. Assim devemos estar sempre preparados para as mais diferentes situações nos locais que costumamos frequentar.  É fácil prestar atenção no ambiente que estamos para identificar a sinalização de emergência e conhecer possíveis rotas de fuga.

Veja o vídeo compacto do exercício no link: https://youtu.be/ORHfvBe97W8 ; ou acompanhe como foi a atividade com a reportagem da RIC TV RECORD no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=OZBnFIHL614&t=1s