Defesa Civil reforça a capacitação a distância

Estamos vivendo um período onde o distanciamento social é uma das principais armas para combater o contágio do vírus Covid-19. Dentro desta realidade o Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), está fortalecendo a proposta de ensino e capacitações a distância, incentivando a resiliência e autoproteção dos catarinenses.

Uma das iniciativas, que também integra o Programa SC Resiliente, é o curso em EaD de Proteção e Defesa Civil. Com a duração de cinco semanas, o objetivo é capacitar os alunos para atuar de forma eficiente e eficaz na gestão de riscos e desastres. Nesta primeira etapa o curso foi oferecido aos 107 municípios que aderiram ao SC. No total participam da capacitação 695 alunos.

A DCSC está oferecendo dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) materiais de apoio como e-book, videoaulas, slides, material complementar, dentre outros. Após ser aprovado no curso o aluno vai receber um certificado, com carga horária de 50 horas, e reconhecido pela Defesa Civil do Estado.

É de suma importância a iniciativa para a capacitação dos profissionais que atuam nas ações de proteção e defesa civil. Assim poderemos manter as defesas civis municipais prontas e estruturadas para atuar em apoio a população”, comentou o diretor de gestão de educação da DCSC, Alexandre Correa Dutra. Segundo ele, o curso vai discutir a resiliência e oferecer subsídios para enfrentar as incertezas e ameaças da sociedade em que vivemos. Ele completou destacando que é uma nova fase com a Defesa Civil iniciando, com o curso de Proteção e Defesa Civil, as capacitações livres.