Defesa Civil Regional de Araranguá fala a educadores sobre o tema na Escola

O coordenador regional da Defesa Civil na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá, sargento Djalma Santos Niles, proferiu aos educadores da Escola de Educação Básica Ângelo Scarpa, de São João do Sul, na última terça-feira (9), uma palestra intitulada “Defesa Civil na Escola”, realizada durante a semana de planejamento das atividades do ano letivo.

O coordenador levou ao conhecimento de cerca de 30 educadores as atribuições da Defesa Civil, os tipos de desastres naturais que podem ocorrer na região, entre inundações, vendavais (tempestade, tornado, furacão), chuva de granizo e descargas atmosféricas. Ele ainda destacou os desastres humanos, como acidentes de trânsito envolvendo múltiplas vítimas, e com produtos perigosos, ressaltando a maneira de preveni-los.

Mas, de acordo com Niles, a principal preocupação, que gerou vários questionamentos, foi em relação aos vendavais, que inclusive já destruíram grande parte do telhado do ginásio de esportes da escola em 2009. O sargento explicou como os docentes devem proceder quando estiverem com os alunos na sala de aula na ocorrência de um desastre desta natureza. “A princípio deve-se manter a calma, além de ficar longe das janelas, com as portas fechadas. Se voarem telhas, todos devem ficar protegidos embaixo das carteiras. Neste caso, o professor pode ser comparado à aeromoça de um avião em pane”.

A mesma palestra foi proferida aos docentes da rede municipal de ensino de Tubarão, conforme solicitação da Defesa Civil do referido município. No próximo dia 23, os esclarecimentos serão prestados aos professores e alunos do Colégio Futurão, em Araranguá. “Ficamos à disposição das escolas de toda a região que tenham o interesse em receber as informações”, concluiu Niles.

Projeto voltado a alunos de sétimas séries

Ainda durante o encontro na EEB Ângelo Scarpa, de São João do Sul, o coordenador regional da Defesa Civil apresentou o Projeto “Percepção de Risco – a descoberta de um novo olhar”, que será ministrado a partir deste ano letivo na região, de maneira interdisciplinar, a alunos das sétimas séries da rede pública estadual. Ele é uma iniciativa pioneira da Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania do Estado de Santa Catarina (SJC), por meio do Departamento Estadual de Defesa Civil, em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED/UFSC), que tem como propósito a redução da vulnerabilidade social frente aos desastres, para aumentar a percepção de risco de adolescentes e adultos frente aos desastres ocasionados por fenômenos naturais e pela ação humana.

Cada uma das escolas da rede estadual de ensino fundamental da região recebe um kit educativo, composto por: boletim informativo; livro didático para professores; gibi para alunos; DVD contendo um filme documentário, um filme curto e vinhetas de animação, e o making of da realização do projeto.

Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá