Defesa Civil registra 101 municípios em Situação de Emergência em 30 dias

O Departamento Estadual de Defesa Civil (DEDC) registrou em 30 dias, 101 municípios com decretos de Situação de Emergência, foram 73 no mês de abril e 29 em maio, até terça-feira, 18 de maio. O mês de maio é considerado bastante chuvoso em Santa Catarina, porém o mês de abril, também foi marcado pela forte chuva no Estado.

Em maio, conforme último relatório (veja aqui) atualizado pelo DEDC, às 16 horas, 42 cidades foram atingidas; 3.745 desalojadas e 415 desabrigadas. Das 42 cidades, 28 decretaram situação de emergência.

A chuva desta terça-feira (18), registrou estragos em Florianópolis, em dois pontos, com deslizamento de terra no Morro do 25 e na José Mendes. As áreas estão sendo monitoradas pela equipe da Defesa Civil municipal.

Rodovias estaduais também apresentaram problemas, conforme informações da Polícia Militar Rodoviária (confira abaixo). Ao todo, sete rodovias foram prejudicadas, com problemas de tráfego.

Outras regiões devem comunicar ocorrências ao Departamento Estadual ainda nesta tarde, mas até o momento, a chuva atinge principalmente a capital catarinense. Cidades como Laguna e Itajaí, a chuva é forte, porém sem ocorrências de grandes alagamentos. Em Tubarão, Criciúma, Araranguá e Joinville a chuva está fraca e não há ocorrências.

De acordo com o boletim do Ciram/Epagri, os totais de chuva deste mês de maio já estão acima da média climatológica na maior parte das regiões catarinenses. Entre os dias 1º e 18, os totais ficaram em torno de 200 mm no Oeste e superaram os 250 mm no Sul do Estado.

Condições das rodovias

Na Rodovia SC 302 no km 37 e no Km 41,3, em Matos Costa, no sentido Caçador/SC a Porto União/SC, houve dois deslizamentos de terra atingindo o acostamento, e uma pequena parte da pista , o trânsito está fluindo normalmente no local.

Na SC 466, Km 71,800, em Itá, houve um deslizamento de terra, o trânsito está totalmente interditado, o desvio de veículos está sendo feito pelo centro da cidade de Itá.

Na Rodovia SC 451, km 174,5, em Caçador, houve um afundamento de pista, (depressão). Nos dois sentidos da via, em uma extensão de 54 metros de comprimento.

Na SC 457, no km 1 e 10, em Lebon Régis, houve um deslizamento de aterro chegando a atingir a borda da pista numa extensão de 20 metros no km 01 e 32 metros no km 10, o trânsito flui em meia pista e o local está sinalizado.

Na Rodovia SC 438, trecho São Joaquim a Bom Jardim da Serra, há vários buracos na pista.

Na Rod SCT 280, km 291, município de Porto União, houve deslizamento do acostamento e parte da pista de rolamento. O trânsito encontra-se em meia pista, sentido Porto União a Canoinhas. Opção de desvio pela BR 280 a Três Barras. São Mateus do Sul/PR a União da Vitória/PR e Porto União/SC. O deslizamento ocorreu sentido Canoinhas a Porto União.

Na SC-301 no km 139,600 (sentido São Bento do Sul / Fragosos / Piên/PR), devido as chuvas a pista de rolamento está danificada, afundou aproximadamente 35 cm, com extensão de 50 metros  e 3,5 metros de largura. Trânsito esta fluindo pelo acostamento devido ao espaço lateral. Na mesma rodovia no km 141 desbarrancou 35 metros de extensão com 1,5 metros de profundidade e aproximadamente 2 metros de largura e danificou todo o acostamento, trânsito flui pelo acostamento sentido oposto.

Informações adicionais: Jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel (48) 8843.3695 e 4009.9885 e-mail: defesacivilsc@gmail.com

Secretaria Executiva de Justiça e Cidadania