Defesa Civil registra ocorrências de vendaval e tempestade no Oeste catarinense

A Secretaria de Estado da Defesa Civil, por meio da diretoria de Resposta aos Desastres, registrou ocorrências em diversos municípios devido aos fortes ventos e tempestades, no Oeste catarinense. As equipes estão em campo atendendo as comunidades atingidas.

Segundo informações da Defesa Civil local, o município de Galvão, na região de São Lourenço d’Oeste, teve 200 residências danificadas (destelhadas) e nove edificações públicas e comunitárias ficaram prejudicadas. No município, 100 pessoas estão desalojadas, 12 desabrigadas e 800 afetadas no total. Os serviços de energia, água, transporte e comunicação ficaram danificados.

A cidade de Coronel Martins também foi impactada e segundo informações do município 10 residências foram atingidas. Em Marema, na regional de Xanxerê, 78 pessoas ficaram desalojadas, 25 desabrigadas e 2.203 afetadas. 102 casas foram danificadas e três destruídas. Cinco casas estão em área de risco e foram interditadas no bairro Esperança. Em São Domingos, o vendaval deixou duas famílias desabrigadas e três casas foram atingidas.

No município de Romelândia, na regional de Maravilha, a enxurrada deixou uma pessoa desalojada e 930 pessoas afetadas. O sistema de transporte ficou prejudicado.

Volumes de Chuva

Os acumulados de chuva em 24 horas, contabilizando das 6 horas de terça até 6 horas desta quarta-feira, variaram entre 30 a 50 mm, mas em alguns municípios, os volumes superaram a casa de 100 mm. Em São Miguel do Oeste, a chuva de 1 dia, representou 66% do esperado para todo o mês, assim como em Xanxerê com valores muito próximos. Em Novo Horizonte e Dionísio Cerqueira variando entre 30 a 40% da média mensal de junho. Os estragos não foram maiores, porque o acumulado de chuva até então, estava bem abaixo como previsto, facilitando o escoamento das águas, evitando alagamentos mais significativos. Para esta quarta-feira (22) a chuva segue em todo o estado, conforme Ciram.

Informações adicionais: Jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel (48) 8843.3695 e-mail comunicacao@sdc.sc.gov.br