Defesa Civil registra ocorrências no Estado devido às fortes chuvas

Nesta sexta-feira (11), o Departamento Estadual de Defesa Civil registrou diversas ocorrências devido às chuvas no Estado. As equipes ainda estão em campo atendendo as comunidades e realizando levantamento dos prejuízos. A Defesa Civil Estadual monitora a situação das áreas atingidas e já trabalha para atender os municípios com cestas básicas, água, colchões, cobertores, kits de higiene pessoal e de limpeza.

Até o momento, às 13 horas, pelo menos 11 municípios registraram prejuízos. Em Ilhota, os bairros Centro, Vila Nova, Barranco Alto, Pedra de Amoral, Ilhotinha, Margem Esquerda, Baú Baixo, Baú Central, Braço do Baú, Alto Braço e Alto Baú foram atingidos pela alta precipitação de chuvas localizadas que atingiu 110 mm. O número de desalojados é de 100 pessoas e 3.840 afetadas. Duzentas e vinte casas foram atingidas, segundo informações da Defesa Civil do município.

Na cidade de Indaial, as regiões de Arapongas, Mulde e o Centro foram impactadas. A chuva forte afetou 420 pessoas no total. Oito residências danificadas.

Em Pomerode, uma das cidades mais atingidas, as fortes chuvas causaram prejuízos tanto na área rural como urbana. A enxurrada e os deslizamentos prejudicaram principalmente o sistema de transporte e o abastecimento de água do município. A chuva ocorreu de forma intensa num curto período de tempo, segundo informações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. São 730 pessoas desalojadas e 16.340 afetadas. Foram 455 residências atingidas.

A Coordenadoria Regional de Defesa Civil acompanha também a situação da região Norte do Estado. Segundo informações preliminares, Joinville registrou vários bairros atingidos por alagamento e queda de pontes. Sete pessoas estão desabrigadas no bairro Vila Nova. O município de Schoroeder também teve áreas alagadas, a usina do Bracinho atingiu um metro acima da represa. Em Guaramirim, o bairro Avaí ficou alagado e com dificuldade de acesso. Jaraguá do Sul registrou estragos por enxurrada e um ponto de deslizamento na Tifa Aurora.

Em Corupá, 13.852 pessoas foram afetadas. A forte chuva deixou comunidades isoladas e danificou ruas, pontes, bueiros e o sistema de abastecimento de água.

Os municípios de Blumenau, Timbé do Sul e Nova Veneza também foram atingidos. Equipes estão em campo.

Informações adicionais: Jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel (48) 8843.3695 e 4009.9885 e-mail: defesacivilsc@gmail.com