Defesa Civil reúne mais de 200 pessoas no Seminário Regional em Rio do Sul

IMG 19671

A região dos municípios que integram a AMAVI – Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí reuniu 28 prefeitos na 8ª edição dos Seminários Regionais da Defesa Civil nesta sexta-feira (6) no auditório da FAMESUL/UNIASSELVI em Rio do Sul. Mais de 200 pessoas participaram do encontro.

Até agora, 180 prefeituras de oito associações de municípios já participaram dos trabalhos de capacitação e estruturação das defesas civis municipais com os seminários. Entre os temas abordados, os procedimentos jurídicos e administrativos, a gestão de risco e a gestão de desastres.

Com a presença maciça do público e autoridades municipais, estaduais e federais, na abertura dos trabalhos, o secretário de Estado Milton Hobus falou do grande salto que a Defesa Civil do Estado está promovendo. A região de Rio do Sul será beneficiada com mais de 8,5km de obras no leito dos rios com dragagem e proteção das encostas, num investimento médio de R$ 250 milhões na segunda fase das obras programadas para o próximo ano.

Entre as ações apresentadas pelo secretário Milton Hobus, além dos kits de monitoramento, compostos por um microcomputador, impressora, televisor e GPS – Sistema Global de Posicionamento, câmera fotográfica, trenas, capas de chuva e pranchetas para auxiliar nos trabalhos de identificação e mapeamento de áreas de risco de desastres, o próximo passo é a entrega de equipamentos de rádio amador para interligar ainda mais cada Defesa Civil municipal.

O centro de monitoramento e alerta que já deve estar em funcionamento no primeiro trimestre de 2014, aonde, entre outras coisas, celulares (smartphones), através de um aplicativo, vão levar em tempo real as informações sobre o risco iminente de desastres aos cidadãos. A ideia é criar uma rede de informações entre os órgãos, para levar informações, alertas e instruções para se proteger e como agir.

O secretário Milton Hobus aproveitou para falar também sobre os “Kits de Transposição” que estão sendo adquiridos. São pontes e pontilhões, geralmente arrastados pelas águas em enxurradas e enchentes no estado que serão substituídas por estruturas de concreto armado e pré-fabricadas com custo 50% mais baixo, com pelo menos 12 metros de comprimento por cinco de largura. A intenção é montar o kit em um único dia, liberando o tráfego na região afetada, uma ação considerada inédita no Brasil. A meta é que até julho do próximo ano, cerca de 600 pontes já estejam construídas em Santa Catarina.

Os seminários regionais da Defesa Civil serão realizados até o final do mês de setembro. A próxima edição está marcada para o dia 12 de setembro no Auditório da AMARP – Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe.