Defesa Civil reúne secretarias setoriais para tratar da reestruturação do Sistema de Monitoramento

A Secretaria de Estado da Defesa Civil se reuniu na tarde de quarta-feira (04), com as secretarias setoriais, para tratar do andamento da reestruturação do Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme da Bacia do Rio Itajaí para inundações bruscas e graduais e de escorregamentos. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Administração e reuniu representantes da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), do Centro de Informações de Recursos ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram/Epagri) e Departamento de Infraestrutura (Deinfra).

“O sistema será integrado, consistente, compartilhado, confiável, descentralizado e operacional 24 horas. Para isto, precisamos do envolvimento das secretarias e órgãos do Governo do Estado, Secretarias de Desenvolvimento Regionais, órgãos municipais, núcleos comunitários de defesa civil, população em áreas de risco e do governo federal” ressaltou o secretário da Defesa Civil, Geraldo Althoff.

O sistema de monitoramento é uma das ações prioritárias do Projeto de Prevenção e Mitigação de Desastres na Bacia do Rio Itajaí. O sistema compreende a elaboração de planos de contingência dos 53 municípios da Bacia; mapeamentos das áreas de risco; consolidação da rede de monitoramento hidrometeorológico; aquisição, instalação e operacionalização de um radar meteorológico, e ainda, o desenvolvimento e implementação de modelos operacionais para previsão meteorológica, hidrológica, de operação de barragens e de inundações.

Na Secretaria da Defesa Civil está em andamento o edital de licitação para aquisição do radar meteorológico. No dia 20 de agosto acontece a abertura dos envelopes das empresas credenciadas. Um estudo para melhor localização do radar também está sendo trabalhado. Após a contratação da empresa e a finalização do estudo de localização, a Defesa Civil deverá contratar obras estruturais no local definido, para o recebimento da instalação do equipamento e sua operacionalização, que deve ocorrer em meados 2013.