Defesa Civil reunirá prefeitos de municípios da Grande Florianópolis atingidos por chuva

Uma reunião às 15h30min desta segunda-feira (11) com o governador Luiz Henrique, prefeitos da Grande Florianópolis e Defesa Civil Estadual, no gabinete do chefe do Executivo Estadual, irá definir a distribuição de materiais e recursos emergenciais após a forte chuva que atingiu a região no final de semana e deixou casas e áreas alagadas em Angelina, Alfredo Wagner, Águas Mornas e Rancho Queimado. Neste domingo (10), uma equipe do órgão estadual vistoriou os municípios afetados para levantamento dos prejuízos.

“Este relatório dos municípios nos auxiliará durante o encontro com os prefeitos para tratar do que é necessário e emergencial neste momento após a chuva”, explica o diretor da Defesa Civil, Márcio Luiz Alves. As prefeituras de Angelina, Águas Mornas e Alfredo Wagner anunciaram o envio do decreto de Situação de Emergência na manhã de segunda-feira.

Além dos prejuízos nos sistemas elétrico, viário e de abastecimento de água, a agricultura destas cidades também ficou prejudicada. Em Angelina, 30 mil frangos de quatro aviários morreram após o mau tempo. Três pontes foram destruídas e estradas vicinais em quatro bairros foram afetadas. Em Alfredo Wagner, a chuva causou danos em nove bairros e provocou a queda de barreiras e pontes. Segundo informações da prefeitura, 10 pessoas estão desalojadas, 5 desabrigadas e 43 casas foram danificadas.

Entre a noite de sexta (8) e sábado (9), Penha, no Litoral Norte do Estado, registrou estragos com a passagem de enxurrada e vendaval no município. Conforme a Defesa Civil municipal, 50 casas ficaram alagadas e outras 30 foram destelhadas. Um deslizamento de barreira na comunidade da Praia de São Miguel deixou a área em risco. Duas ruas ficaram destruídas e 19 foram danificadas. A Defesa Civil Estadual autorizou o envio de 30 colchões ao município.