Defesa Civil SC é pauta do Dia de Ação de Governo na ADR de Tubarão

WhatsApp Image 2017-11-30 at 18.03.09

Reunião na Acit (foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom SDC)

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, esteve na região da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Tubarão, nesta quinta-feira, 30. A pauta, programada pela ADR, marcou mais uma edição do Dia de Ação de Governo, onde cada secretário de Estado visita uma Agência para acompanhar as ações do governo e ouvir as demandas.

Pela manhã, Moratelli conversou com autoridades regionais na Associação Empresarial de Tubarão (ACIT). Na oportunidade, ele falou sobre as principais ações que a secretaria de Estado da Defesa Civi, tem desenvolvido em Santa Catarina. Entre elas, a cobertura por radares meteorológicos; construção do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres em Florianópolis e seus 20 centros regionais; sistemas de alertas, inclusive por SMS; mapeamento de risco geológico e hidrológico, que será realizado em breve pela CPRM; também apresentou como está o projeto de melhoramento fluvial do Rio Tubarão.

Melhoramento fluvial do Rio Tubarão

O projeto prevê obras de manutenção do rio, aprofundamento, recuperação da calha, proteção de margens e diques marginais. Já foram realizadas audiências públicas em Laguna, Capivari de Baixo e Tubarão. O projeto executivo foi contratado e concluído pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS). Já o licenciamento do projeto executivo foi contratado e concluído pela Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Em outubro deste ano, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) liberou a Licença Ambiental Prévia (LAP). O órgão ambiental apontou que o Projeto executivo necessita de retificação por parte da SDS. Com isso, a Defesa Civil SC enviou um Ofício à SDS pedindo atenção especial às condicionantes da LAP, principalmente relacionadas as retificações necessárias do projeto executivo. A LAP abre uma porta para captar recursos a fim de realizar dragagem.

Após vencidas essas etapas, é necessário ainda a Licença Ambiental de Instalação. O trabalho pretendido compreende o trecho entre a ponte da BR 101 e sua foz, na Lagoa de Santo Antônio dos Anjos, considerando ainda uma continuidade da dragagem até os molhes da Barra de Laguna. O prazo de execução previsto é de 48 meses.

Centro Regional

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres Regional de Tubarão (Cigerd Regional) está em implantação no município. Ele está localizado na Rua Padre Roberto Landel de Moura, Bairro São João, próximo ao Batalhão de Polícia Militar. A previsão é concluir até metade de dezembro deste ano. O centro possui cerca de 160 m2, sala de situação, vídeo conferência, gerador de energia, garagem, cozinha, banheiro e escritório. Em dias normais, o coordenador regional e um auxiliar vão trabalhar. Já quando acontecer alguma adversidade na região, ele será o ponto de encontro para as autoridades se reunirem e gerenciarem a crise para que não se torne um desastre.

WhatsApp Image 2017-11-30 at 18.03.10

Cigerd Regional (Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom SDC)

Alertas via SMS

A recente ferramenta de alerta da Defesa Civil foi ampliada para todos os municípios. O projeto iniciou em fevereiro com 20 municípios piloto. Agora, qualquer cidadão catarinense pode realizar o cadastro no sistema. Para isso, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP para o número 40199. O serviço é gratuito. Além do SMS, os alertas continuam nas plataformas digitais como o Twitter, Facebook, Instagram e site oficial.

WhatsApp Image 2017-11-30 at 18.03.11

Ainda durante o Dia de Ação de Governo, foram visitados o Batalhão de Polícia Militar, que está em obras após o vendaval do ano passado; o quartel do Corpo de Bombeiros; um dos primeiros kits de transposição de obstáculos instalados pela Defesa Civil, em Gravatá; e participação na formatura de jovens agricultores no Cetuba – Epagri.

WhatsApp Image 2017-11-30 at 18.03.13

WhatsApp Image 2017-11-30 at 18.03.14